Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Projeto Arte Escola vai beneficiar 20 mil alunos em 100 escolas da rede municipal de ensino

09/03/2018 14:25:00


 A Secretaria Municipal de Cultura lançou nesta sexta-feira o projeto Arte Escola Territórios Sociais, que vai oferecer oficinas gratuitas aos alunos de 100 unidades da rede municipal de ensino. A secretária Nilcemar Nogueira esteve no CIEP Vinicius de Moraes, no Jacarezinho, onde acompanhou a primeira atividade do projeto, a oficina "Papo Literário do Arte", com declamação de poemas e um bate-papo com a garotada sobre poesia e literatura. Na ocasião, também foram entregues certificados a produtores culturais participantes do Arte Escola. 
 
 
"Cultura e educação são os dois ativos que libertam e ajudam a formar cidadãos críticos, além de apresentar o que a História não conta. Sou uma entusiasta dessa união, porque é a intervenção cultural e educacional que vai mudar a nossa realidade", afirmou  Nilcemar Nogueira. 
 
A secretária destacou ainda a diversidade das linguagens oferecidas pelo Arte Escola, já que haverá oficinas de teatro, música, cultura cigana, fotografia, cinema, dança e palhaçaria, entre outras. Para realizar o Arte Escola Territórios Sociais, foram investidos R$ 496 mil, por meio de edital lançado pela Secretaria Municipal de Cultura em junho de 2017. Foram contemplados 62 produtores culturais, que vão realizar atividades extracurriculares nas escolas entre março e maio deste ano, beneficiando 20 mil alunos. O projeto acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
 
 
O critério para escolha das escolas foi o baixo IDS (Índice de Desenvolvimento Social) das áreas onde estão localizadas, segundo mapeamento de estudo realizado pelo Instituto Pereira Passos (IPP). Há escolas beneficiadas em todas as regiões da cidade, incluindo favelas em áreas conflagradas como Mangueira, Jacarezinho, Complexo da Maré, Rocinha, Cidade de Deus, Manguinhos e Complexo do Alemão.
 
Professora de capoeira há 32 anos, Ednalda da Aparecida destaca que o prêmio é um incentivo para o trabalho que já realiza de forma voluntária no CIEP Antônio Candeia Filho, em Coelho Neto. "Com o valor recebido pude comprar materiais necessários para aprimorar a Oficina" disse ela, que realiza o projeto Ginga Meu Povo que, além de capoeira, tem maculelê e jongo. 
 
 
Na Escola Municipal Temistócles Dalmácio Pereira, em Barros Filho, Alberto de Avyz quer realizar a Escolinha de Historinhas, que tem como objetivo resgatar o passado do local. Para isso, ele quer incluir nao só os alunos, mas toda a família no bate papo para reunir as histórias da região e transformar em livretos que serão doados à escola. "Com esse acervo, as crianças e adolescentes poderão compreender melhor todas as características do local onde vivem", avaliou ele.
 
A comunicadora Mona Luizon é natural de São José do Rio Preto e está no Rio de Janeiro há quatro anos. Em maio, ela vai apresentar aos alunos da Escola Municipal Rivadávia Corrêa a Fotografia de Pinhole, que consiste em usar latas e caixas para produzir fotografias analógicas, com a formação da imagem através da luz. "Esse será o pontapé inicial para outros projetos. conversei com o diretor e ele está muito animado", contou.