Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Secretaria Municipal de Cultura terá agenda especial para o Dia do Choro, em 23 de abril

18/04/2018 16:46:00


Realizada em parceria com a Casa do Choro, programação inclui Barca para Paquetá, VLT do Choro e shows no Centro, Olaria e Tijuca
 
É Pixinguinha o grande aniversariante do dia 23 de abril, mas neste ano o Dia do Choro – evento realizado pela Casa do Choro com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro – terá outros dois mestres da música brasileira entre seus homenageados: Jacob do Bandolim e Dino Sete Cordas. O legado dos dois grandes músicos – ambos nascidos há 100 anos – será celebrado na série de shows, rodas de choro e outros eventos gratuitos que, neste ano, estarão distribuídos nas programações paralelas em quatro bairros cariocas: Olaria, Paquetá, Tijuca e Centro – onde a programação se dividirá entre shows na Praça Tiradentes e sessões de cinema na Casa do Choro.
 
 
Nos outros núcleos, a produção será realizada em parceria com entidades independentes, como por exemplo o movimento 100% Suburbano, que será responsável pelos saraus e outros eventos que ocorrerão na Praça Ramos Figueira e na Rua Custódio Nunes. Já em Paquetá, a Casa de Artes abrirá seu quintal para uma roda de choro (iniciada na barca Praça XV-Paquetá) e para uma contação musicada de histórias sobre os homenageados do evento. Na Tijuca, a música estará a cargo do movimento Choro na Rua, que tradicionalmente se reúne na esquina da Praça Saens Pena com a Rua Carlos Vasconcelos (confira a programação completa no fim deste texto).
 
"Essa união de esforços nada mais é do que nosso total respeito ao próprio choro, que é agregador por natureza e sempre precisou do trabalho em conjunto para chegar aonde chegou", observa a presidente da Casa do Choro, a cavaquinista Luciana Rabello, que saúda a entrada do Dia do Choro no calendário oficial da cidade. "É uma conquista não só dos chorões, como de todos que gostam da boa música brasileira; dessa música que é um alicerce da cultura do nosso país." A opinião é compartilhada pela Secretária Municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira: "Ritmo genuinamente carioca é patrimônio a ser cada vez mais celebrado, valorizado, tocado em cada canto do Rio de Janeiro. Viva Pixinguinha, nosso grande mestre!"
 
O Dia do Choro é comemorado no dia 23 de abril pois nesta data (do ano de 1897) nasceu o carioca Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha – chorão que é considerado um dos pilares da música popular brasileira, seja como flautista, saxofonista, compositor (de "Carinhoso", "Ingênuo", "Um a zero", "Lamentos", "Naquele tempo" e outros sucessos) ou arranjador de programas de rádio da chamada "era de ouro" e de discos de intérpretes como Francisco Alves, Carmen Miranda e Orlando Silva, entre outros grandes nomes da época. Faleceu aos 75 anos, em 17 de fevereiro de 1973.

 

Sobre Jacob do Bandolim e Dino Sete Cordas

Neste ano, as homenagens a Pixinguinha são divididas com outros dois grandes chorões cujo centenário se completa em 2018. Um deles é o instrumentista e compositor carioca Jacob do Bandolim (Jacob Pick Bittencourt), autor de sucessos como "Noites cariocas", "Assanhado", "Santa morena", "Doce de coco", "Diabinho maluco", "Vibrações" e "A ginga do Mané", além de radialista e pesquisador fundamental sobre as raízes do choro. Nascido em 14 de fevereiro de 1918, viveu apenas 51 anos, até o dia 13 de agosto de 1969, quando foi fulminado pelo segundo infarto enquanto chegava em casa de uma visita ao querido amigo Pixinguinha.

 

Um dos responsáveis por levar adiante o legado de Jacob após sua morte precoce foi justamente o conjunto formado por ele, o Época de Ouro, que tinha entre suas figuras centrais o outro homenageado desta edição do Dia do Choro, o violonista Dino Sete Cordas (Horondino Silva), considerado o principal formatador da linguagem do violão de sete cordas na música popular brasileira. Já como compositor, tem duas canções como seus maiores sucessos: "Aperto de mão" (com Jaime Florence e Augusto Mesquita) e "Pastora dos olhos castanhos" (com Alberto Ribeiro). Ao contrário do amigo bandolinista, teve vida longeva – foram 88 anos de vida, entre 05 de maio de 1918 e 27 de maio de 2006.

 

Confira a programação completa de 23 de abril de 2018:

 

PAQUETÁ

10h: Homenagem a Jacob do Bandolim na barca Praça XV/Paquetá
Roda de choro com Pedro Amorim (bandolim), Oscar Bolão (percussão), João Camarero, Rafael Mallmith (violões), Iuri Reis (cavaquinho) e Pedro Paes (saxofone), entre outros músicos;

 

11h30: Casa de Artes de Paquetá: O Choro dos Meninos

Histórias teatralizadas e musicadas sobre Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Dino Sete Cordas, para o público infantil. Feita pela Livramento (personagem criada pela Conceição Campos) e Pedro Amorim;

 

14h: Casa de Artes de Paquetá: Roda de Choro

 

OLARIA

14h: Praça Ramos Figueira: Roda de Choro no Reduto Pixinguinha

Homenagem a Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Dino Sete Cordas, abrindo a programação local, que também apresentação do coral Nós e o Choro, além de rodas na Rua Custódio Nunes (em frente ao Bar da Portuguesa), oficinas diversas de artesanato e opções gastronômicas;

 

TIJUCA

16h: Choro na Rua: Praça Saens Pena, esquina com Rua Carlos Vasconcelos
Com Silvério Pontes (trompete), Zé da Velha (trombone), Henrique Cazes (cavaquinho), Alexandre Maionese (flauta), Dudu Oliveira (sopros), Rogério Caetano (7 cordas), Tiago Souza (bandolim), Charlles da Costa (7 cordas), Alessandro Cardozo (cavaquinho), Netinho Albuquerque (percussão) e Rodrigo Jesus (percussão), entre outros.

 

CENTRO

CASA DO CHORO – cinema

10h: Pré-estreia do filme "Choro Carioca: música do Brasil" 
Filme de Zeca Ferreira que registra o espetáculo homônimo estreado na Casa do Choro em 2016, com Aquiles Moraes (trompete e fluguel), Cristóvão Bastos (piano), Luciana Rabello (cavaquinho), Mauricio Carrilho (violão) e Magno Júlio (percussão).

 

11h: Segunda sessão

 

RODOVIÁRIA NOVO RIO – choro itinerante
13h: Música no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)

 

Embarque do conjunto Os Matutos, na estação Rodoviária, com apresentação ao longo da linha 2 do VLT, até a estação Tiradentes.

 

PRAÇA TIRADENTES – shows

14h: Segura o Dedo
Com Guilherme Falcão (7 cordas), Leo Careca (pandeiro), Paula Borghi (violão), Jamerson Farias (cavaquinho), Rodrigo Milek (clarinete e clarone) e Son Lemos (bandolim)

 

15h: Quarteto Bandolinata: Homenagem a Jacob do Bandolim
Com Pedro Aragão, Marcilio Lopes, Luís Barcelos e Maycon Júlio (bandolins)

 

16h:  Sexteto Mauricio Carrilho
Com Mauricio Carrilho (violão), Ana Rabello (cavaquinho), Marcus Tadeu (percussão), Pedro Paes (saxofone), Rui Alvim (clarinete) e Tom Hetz (flauta)

 

17h: Os Matutos
Com Aquiles Moraes (trompete e fluguel), Everson Moraes (trombone), Lucas Oliveira (cavaquinho), Magno Júlio (percussão), Marcus Tadeu (percussão), Marlon Júlio (7 cordas), Maycon Júlio (bandolim e violinha) e Tadeu Santinho (flauta e flautim).

 

18h: Bandão e Coral da EPM: Tributo a Jacob, Dino, Edino Krieger (90 anos) e Joaquim Callado (170 anos)
Com os alunos da Escola Portátil de Música

 

18h30: Orquestra Furiosa Portátil: Homenagem a Jacob do Bandolim e Dino Sete Cordas