Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Dia do Choro ocupou barca, VLT, ruas e praças da cidade nesta segunda, 23 de abril

24/04/2018 11:19:00


 
O choro tomou conta das praças e das ruas cariocas nesta segunda-feira, 23 de abril, data em que se comemora o Dia Nacional do Choro. Shows e saraus também deram o tom na barca que saiu rumo a Paquetá, às 10h da manhã e no VLT, na composição que partiu às 13h da Rodoviária Novo Rio até a Praça Tiradentes. Este ano, a programação homenageou, além de Pixinguinha,  os centenários de Jacob do Bandolim e Dino Sete Cordas e teve atrações no Centro, Olaria, Tijuca e Paquetá.
 
  
 
A agenda especial foi criada pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio em parceria com a Casa do Choro. Esta é a segunda edição do evento desde que a Secretaria Municipal de Cultura incluiu o Dia do Choro no Calendário Cultural Oficial da Cidade, em abril do ano passado. "O choro é um ritmo genuinamente carioca, um patrimônio a ser cada vez mais celebrado e valorizado, tocado em todos os cantos do Rio de Janeiro. Incluir o Dia do Choro no calendário oficial da cidade foi uma medida de valorização do gênero e de celebração à musicalidade da alma do Rio", declarou Nilcemar Nogueira, secretária municipal de Cultura.
 
  
 
A programação contou com atrações como os conjuntos Os Matutos,  Segura o Dedo, Quarteto Bandolinata, do Sexteto Maurício Carrilho, o Movimento 100% Suburbano, do Bandão e Coral da Escola Portátil de Música e Silvério Pontes, entre outros. "Esta celebração é uma conquista não só dos chorões, como de todos que gostam da boa música brasileira, dessa música que é um alicerce da cultura do nosso país", observa a presidente da Casa do Choro, a cavaquinista Luciana Rabello.