Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Rei de Ifé visita Museu da Escravidão e Cais do Valongo

11/06/2018 06:10:00


O Rio de Janeiro está recebendo, pela primeira vez, a visita do rei nigeriano Oba Adeyeye Enitan Babatunde Ogunwusi, o rei de Ifé, líder político e religioso do povo iorubá. Nesta terça-feira, o monarca participa de compromissos organizados pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio. Junto com Nilcemar Nogueira, secretária municipal de Cultura, o Ooni de Ifé, também conhecido como Arole Oduduwa, faz a abertura, às 9h, da Feira de Cultura e Negócios no Museu da Escravidão e da Liberdade, no prédio do Centro Cultural Municipal José Bonifácio, na Gamboa, Zona Portuária da cidade. Em seguida, a secretária de Cultura leva o rei para conhecer o Cais do Valongo, local que foi a principal porta de entrada, nas Américas, de negros africanos escravizados e titulado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.


Arole Oduduwa, 43 anos, estará acompanhado de uma comitiva composta por cerca de 120 iorubás, entre empresários, autoridades religiosas, reis, rainhas e intelectuais, dentre os quais destaca-se o prêmio Nobel de Literatura Wole Soyinka.  Durante a estada no Rio de Janeiro, Ooni de Ifé vai participar de espetáculos, exposições, palestras, reuniões, feira de empreendedorismo e rodada de negócios.  Tradicionalmente, Ooni de Ifé não sai de seu palácio e a visita quebra este costume. O objetivo é promover a aproximação da Nigéria e dos países africanos com os afrodescendentes de outros continentes, em especial do Brasil. Com o mesmo objetivo, Oba Adeyeye Enitan Babatunde Ogunwusi já passou pela Inglaterra e Canadá.



Veja a programação completa da visita de Ooni de Ifé:

SEGUNDA (11/06)

15h – Entrega da Medalha Tiradentes pelo deputado estadual Zaqueu Teixeira, da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Local: Alerj, na Rua Primeiro de Março s/nº.

19h – Noite Afro Gala – O discurso do rei (convidados) – evento com intelectuais e artistas negros no Theatro Municipal.



TERÇA (12/06)

9h – Abertura da Feira de Cultura e Negócios no Museu da Escravidão e da Liberdade (MEL). No local, o Ooni de Ifé vai abrir o evento acompanhado da Secretária Municipal de Cultura Nilcemar Nogueira. Em seguida, empresários brasileiros e nigerianos de diversos segmentos fazem troca de experiências.

10h - Visita ao Cais do Valongo acompanhado da Secretária Municipal de Cultura do Rio Nilcemar Nogueira.

14h – Bate-papo com lideranças sobre intolerância religiosa no Teatro João Caetano, no Centro.



QUARTA (13/06)

9h - Colóquio Brasil - Nigéria: conhecimento tradicional e saúde.

15h - Prece Inter religiosa no Cristo Redentor com lideranças de diferentes religiões para celebrar a união e reforçar o combate a intolerância religiosa.