Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Doação de livros nas bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura incentiva a leitura

12/07/2018 17:14:00


 
Presentear alguém com um livro pode funcionar como uma chave para incentivar a leitura. Por essa razão, cinco bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura doam obras, regularmente, aos seus frequentadores. São exemplares que chegam à biblioteca, mas não ficam no acervo por estarem repetidas ou por ser material didático.
 
Na Biblioteca Manuel Ignácio da Silva Alvarenga, em Campo Grande, é possível escolher entre dez livros, que sempre estão disponíveis em uma mesa reservada ao projeto "Um livro de presente".
 
Na Biblioteca João do Rio, em Irajá, é o "Pegue e leve" que atrai os leitores ao espaço. De segunda a sexta-feira, duas mesas cheias ficam à disposição de quem quiser levar uma lembrancinha para casa. O projeto começou no segundo semestre de 2016 e chega a doar 750 publicações em um mês.
 
A Biblioteca Euclides da Cunha, na Ilha do Governador, deu início ao seu projeto "Caixeiro Viajante" no mesmo ano. No espaço, há uma estante reservada com livros que podem ser doados. A Biblioteca Annita Porto Martins, no Rio Comprido, prepara uma surpresa ainda maior para seus leitores. Quem pega uma obra do "Voa Livro" ganha ainda um recado ou uma poesia. O projeto acontece em datas especiais.
 
Em Botafogo, a ideia surgiu após a Biblioteca Machado de Assis observar que muitas pessoas ocupavam a Praça Chaim Weizmann, onde fica o equipamento, no horário do almoço. O projeto "Livro nas Praças", criado em 2016, acontece em datas especiais, das 12h às 14h. O próximo será em agosto, quando é comemorado o mês do folclore. Em média, são distribuídos 60 livros por dia de evento. É possível acompanhar a programação pela página www.facebook.com/Bibliotecapmb1.
 
"Um livro de presente": Terças e quintas, das 9h às 16h. A Biblioteca Manuel Ignácio da Silva Alvarenga fica na Praça Thelmo Gonçalves Maia s/nº, em Campo Grande. Telefone: 3394-5509.
 
"Pegue e leve": De segunda sexta-feira, das 9h às 17h.  A Biblioteca João do Rio fica na Avenida Monsenhor Félix 512, em Irajá. Telefone: 2482-3582.
 
"Caixeiro viajante": De segunda a sexta, das 9h às 17h. A Biblioteca Euclides da Cunha fica na Praça Danaides s/nº, Cocotá. Telefone: 3368-7797.
 
"Voa livro": Somente em datas comemorativas. A Biblioteca Annita Porto Martins fica na Rua Sampaio Viana 357, Rio Comprido. Telefone: 3081-0496.
 
"Livros na praça": Os livros são distribuídos na Praça Chaim Weizmann, em Botafogo, onde fica a Biblioteca Machado de Assis. Em datas especiais, das 12h às 14h. O próximo será em agosto, mês do folclore. Telefone: 2551-6911.