Lonas e Areninhas

Relação de lonas culturais municipais do Rio de Janeiro


06/07/2017 06:04:00


Areninha Carioca Hermeto Pascoal – Bangu
A Lona Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu, utilizando-se de lona reaproveitada da ECO-92, foi instalada em 1994, inaugurada oficialmente em 1996 e reformada em 2000. Em novembro de 2015 passou por obra para recuperação do equipamento transformando-se em Areninha Carioca Hermeto Pascoal.
O equipamento visa atender a demanda por equipamentos urbanos de cultura nos bairros mais distantes da zona sul e da área central da cidade, horizontalizando e democratizando o acesso ao produto cultural.
Pela Lona Cultural Hermeto Pascoal, passaram nomes como o do patrono do espaço, Hermeto Pascoal, músico e instrumentista de reconhecimento e antigo morador da região, Zeca Baleiro, Lenine, Ed Mota, Paulinho Moska, Maria Gadu, Ed Motta, Cassia Eller entre outros.
Realiza oficinas de artes cênicas, danças, música, esportes, turismo, hotelaria, desenho.
Possui área externa com capacidade para 300 pessoas que permite ao público assistir espetáculos realizados na área externa, estrutura para montagem de tela de projeção, além de ser um espaço de convivencia para todos os públicos.
Lotação: 320 lugares
Endereço: Praça 1º de maio s/nº - Bangu
Tel.: 2462-6174
Funcionamento: Aberta de segunda a sexta, das 10h às 18h / Sábado, dom e feriados , quando houver programação cultural, a partir das 14h.
Facebook: https://www.facebook.com/lonadebangu
 
 
Areninha Carioca Renato Russo – Ilha do Governador
A mais recente lona cultural da cidade do Rio de Janeiro é a da Ilha do Governador, reafirmando uma ação de vanguarda da Secretaria Municipal de Cultura. As lonas revelam que a cultura é um instrumento de inclusão, transformação e desenvolvimento, revitalizando os espaços públicos, estimulando a convivência comunitária e despertando sentimentos de cidadania e pertencimento à cidade do Rio de Janeiro. O nome da lona, escolhido pela comunidade da Ilha, é uma homenagem ao músico Renato Russo.

Lotação: 320 lugares
Endereço: Praça Manuel Bandeira s/nº
Telefone: 2467-0095
E mail: areninharrusso.culturapresente@gmail.com
Funcionamento: Seg, qua,qui, sex e sáb das 13h às 22h, dom das 13h às 17h, ter - manutenção

 
 
ARENINHA CARIOCA GILBERTO GIL - REALENGO
A Lona Cultural Municipal Gilberto Gil tem como proposta central apresentar trabalhos artísticos de qualidade, desenvolvidos por profissionais reconhecidos no cenário cultural carioca e brasileiro aos moradores de Realengo e de bairros próximos. Quando foi criada, em 1998, era chamada de Lona Cultural Capelinha. A mudança de nome aconteceu um ano depois e é uma homenagem ao compositor da famosa canção "Aquele Abraço", por mencionar o bairro (Alô, alô, Realengo, aquele abraço!). Recentemente Na Lona Cultural Municipal Gilberto Gil são realizados shows, apresentações teatrais e oficinas de balé clássico, capoeira e ginástica para a terceira idade.
Lotação: 320 lugares
Endereço: Avenida Marechal Fontenelle, 5.000
Tels: 3462-0774 / 3333-2889
Email: areninhagil.culturapresente@gmail.com
Funcionamento: De seg a sexta das 8h às 20h / sábados e domingos conforme programação da casa.
Facebook: https://www.facebook.com/Areninha-Carioca-Gilberto-Gil
 
 

LONAS

Lona Cultural Municipal João Bosco – Vista Alegre
A Lona Cultural Municipal João Bosco, criada em 1999, é dirigida pelo Movimento de Integração Cultural, o MIC, que no final dos anos 80 uniu artistas moradores do subúrbio carioca interessados em montar espetáculos em escolas, praças e outros espaços públicos. O MIC fez sucesso e, em 1993, passou a integrar o projeto das lonas. O homenageado com o nome do espaço foi o artista João Bosco.
Lotação: 320 lugares
Endereço: Av. São Félix, 601 – Parque Orlando Bernardes
Tel.: 2482-4316
E mail: lonajoaobosco.culturapresente@gmail.com
Funcionamento: Segunda de 14h as 22h De terça a domingo de 10h as 22h.
Facebook: https://www.facebook.com/lonajoaoboscooficial
 

Lona Cultural Carlos Zéfiro - Anchieta
A Lona Cultural Municipal Carlos Zéfiro foi criada em 1999. Já foi palco para shows de diferentes grupos e grandes nomes da MPB. O nome da lona é uma homenagem a Carlos Zéfiro, autor dos "catecismos", pequenas revistas de bolso de conteúdo erótico publicadas nas décadas de 50 e 60.
Lotação: 320 lugares
Endereço: Estrada Marechal Alencastro s/nº
Telefone: 2148-0813
Email: lonazefiro.culturapresente@gmail.com
Funcionamento: de terça-feira à domingo de 10h as 19h
 
 
Lona Cultural Municipal Terra – Guadalupe
A Lona Cultural Municipal Terra foi criada em 2000. Seu nome é uma homenagem ao cantor Caetano Veloso, através do título de uma canção sua.
Além de apresentar shows e peças teatrais, o equipamento oferece cursos e mais de vinte oficinas fixas diversas em seus núcleos de música, dança, artes, performance e socialização comunitária; atrelando diversidade e tradições culturais, agregando atividades em parceria com Pontos de Cultura e várias Ações Locais; sempre atenta às demandas de arte e cultura de seu território.
Endereço: Rua Marcos de Macedo s/nº – Praça Edson Guimarães
Telefone: 3018-4203
E mail: lonaterra.culturapresente@gmail.com
Funcionamento: Aberta de segunda a sábado, das 8h às 20h, e domingos de 10h às 19h. Horários estendidos em dias de eventos.·.
Facebook: https://www.facebook.com/lcmterra/?fref=ts
 

Lona cultural Municipal Jacob do Bandolim – Jacarepaguá
Instalada em uma praça, a Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim tem uma arquibancada com capacidade para 400 pessoas. Sob a tradicional lona verde e branca funciona um centro de artes, que desenvolve ações e atividades para crianças, jovens, adultos e idosos e oferece espetáculos de música, teatro, dança e poesia, além de cursos e palestras. O incentivo à participação de artistas da comunidade objetiva descobrir e estimular novos talentos. Jacob do Bandolim foi escolhido para dar nome à lona por ter sido morador do bairro durante muito tempo.
Lotação: 320 lugares
Endereço: Praça do Barro Vermelho s/nº - Praça Geraldo Simonard - Pechincha
Telefone: 3173-5460
E mail: lonabandolim.culturapresente@gmail.com
Funcionamento: De terça a domingo das 14h às 21h
Facebook: http://www.facebook.com/lonadejpa
 
 
Lona Cultural Municipal Elza Osborne – Campo Grande
A Lona Cultural Municipal Elza Osborne, criada em 1993, deu início à concretização do projeto das Lonas Culturais Municipais, cuja ideia central consistia em instalar as grandes tendas da ECO-92 no subúrbio e transformá-las em espaços de interiorização e descentralização das atividades culturais na cidade do Rio de Janeiro. O projeto resulta de uma parceria entre a Prefeitura e representantes da sociedade civil. Novas plateias foram formadas, os bairros foram valorizados e o comércio local foi revitalizado. A Lona Cultural Municipal Elza Osborne também é originária do movimento Teatro de Arena Elza Osborne, criado na década de 50 como um dos núcleos do Teatro Rural do Estudante.
Lotação: 320 lugares
Endereço: Estrada Rio do A, 220
Tel.: 2413-2255
Funcionamento: Segunda a sexta 10h às 18h / Sábado e domingo 14h às 22h (em dias de eventos)
Email: lonaosborne.culturapresente@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/Lona.Elza.Osborne
 
 
Lona Cultural Municipal Herbert Vianna – Maré
A Lona Cultural Municipal Herbert Vianna foi criada em 2005, em um dos maiores complexos de favelas do Rio, a Maré. A inauguração da Lona contou com um show de Herbert Vianna, acompanhado da banda Paralamas do Sucesso. O cantor foi eleito pelos moradores da Maré o patrono do novo equipamento, que funciona como centro de arte, oferecendo espaço para espetáculos artísticos, cursos, oficinas e palestras. Na Lona Cultural Municipal Herbert Vianna também funciona a Biblioteca Popular Municipal Jorge Amado.
Lotação: 320 lugares
Endereço: Rua Ivanildo Alves s/nº - Maré
Telefone: 3105-6815
Funcionamento: Aberta de seg a sex, das 8h às 17h / Sab e dom, das 9h às 17h (em dias de evento).
E mail: lonaherbert.culturapresente@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/LonaCulturalDaMare/
Instagram: http://instagram.com/lonadamare
 

Lona Cultural Municipal Sandra de Sá - Santa Cruz
A Lona Cultural Municipal Sandra de Sá foi inaugurada em 2004, com um show da cantora Sandra de Sá para mais de mil pessoas. O equipamento tem dois pavilhões, uma biblioteca, mesa de jogos, praça com parque infantil e campo de futebol society. A lona conta ainda com um galpão coberto com capacidade para 320 pessoas, que abriga diferentes tipos de espetáculos. Oficinas de ballet infantil, violão, teatro, street dance, capoeira, jiu-jitsu, modelo e manequim são oferecidas gratuitamente.
Lotação: 320 lugares
Endereço: Praça do Lote, 219 – Santa Cruz
Telefone: 3395-1630
Email: lonasandradesa.culturapresente@gmail.com
Funcionamento: Aberta de terça a domingo, das 10h às 20h.
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100013450651522
 



Serviços Serviços