Professora premiada da Prefeitura do Rio realiza festival de leitura neste mês de outubro

15/10/2020 16:55:00


Professora Ana Soares foi finalista do Prêmio Educador Nota 10 - 2019 - e premiada na Alerj pelo projeto "Lê Comigo"

Finalista do importante Prêmio Educador Nota 10 do ano passado, a professora Ana Soares, da Escola Municipal Dom João VI, em Higienópolis, preparou uma programação especial para os alunos a partir do consagrado projeto "Lê Comigo": com uma série de leitura com autores de obras infantis para todo este mês de outubro (até o dia 31/10). O tema do Festival Lê Comigo este ano é "Abraço Literário" e tem participação mais de 50 escritores, que contam diariamente as histórias de seus livros nos canais do projeto (veja como acessar no link abaixo). O objetivo desta professora da Prefeitura do Rio é oferecer novas opções de aprendizagem para os estudantes durante a pandemia mantendo a garotada ligada nos estudos.

Esta é a segunda edição do festival. No ano passado, foi realizado em novembro de forma presencial na Escola Municipal Dom João VI. Por conta da pandemia, neste ano, a programação é toda online. E o projeto Lê Comigo, que ela desenvolve na Escola Municipal, rendeu à professora o Prêmio Paulo Freire da Alerj, no ano passado, como destaque por ações motivadoras na educação do país.

- Contar estórias traz muita felicidade e o projeto Lê Comigo é uma prova disso. E nada melhor do que fazer um festival de leitura no mês de outubro, quando comemoramos três datas que se conectam com o tema: Dia das Crianças, Dia da Leitura (ambos comemorados no dia 12) e Dia do Professor (15). E temos uma programação toda especial, que contempla as mais diversas áreas da arte. As sextas-feiras, por exemplo, são dedicadas ao Cordel. Aos domingos, o tema é sempre cinema - disse a professora.

Mais de 20 autores já participaram do festival este ano, contando suas histórias no canal do "Lê Comigo" no Youtube. E a pandemia não afastou as crianças da Escola Municipal Dom João VI do projeto.

- A participação dos alunos tem sido muito grande no Youtube. Eles interagem ao vivo e quem não consegue acessar a live no horário entra depois e deixa o comentário. Estou feliz porque consegui atingir o publico. Eles estão se reconhecendo no trabalho que estão vendo na tela e isso fortalece muito o projeto - comentou Ana.

Ana Soares tem 36 anos de idade e é integrante dos quadros da Secretaria Municipal de Educação há 18 anos. A premiada professora é carioca e faz pós-graduação em Literatura Infantil e Juvenil. Ela é também pedagoga, contadora de histórias, autora do livro "No Quintal da Vovó Lydia" - com ilustrações de Dri Mesquitta -, especialista em Literatura Infantil e Juvenil, integrante do grupo Chama das Histórias (de contação para adultos) e do Portal das Histórias (para crianças), e idealizadora do Projeto Lê Comigo, premiado pela Alerj.

Sobre o “Lê Comigo”

Após assumir a sala de leitura da escola há 11 anos, a pedagoga decidiu propor iniciativas criativas para estimular a paixão pelos livros em diversas formas: autônoma, silenciosa, compartilhada, na contação de histórias e na interação com o cinema. Para além da sala de leitura da escola municipal, ela decidiu criar opções para que os estudantes entrassem em contato com a literatura. Em parceria com pais e com a comunidade escolar, Ana adquiriu geladeiras com defeito que iriam para o lixo e conseguiu doações de um novo acervo para ampliar o seu projeto. E foi colocando livros em todos os espaços possíveis.

A geladeira passou a se chamar “gibideira”. O eletrodoméstico foi embalado com quadrinhos da Turma da Mônica e tirinhas de jornal e, pouco tempo depois, ficou recheado de histórias que já foram lidas por centenas de estudantes no horário do recreio. Já no café literário, que fica em um dos corredores, a decoração feita pela docente em um antigo frigobar convida os estudantes a procurar novas aventuras e conhecimentos.

Em suma, o projeto “Lê Comigo” promove leitura literária dentro e fora da escola. Conta com o Sarau Lê Comigo que visita outros bairros e cidades do Rio de Janeiro com Contações de Histórias e encontros com autores. A realização da primeira edição do Lê Comigo Festival, em novembro do ano passado, fortaleceu as ações e configurou uma grande celebração da leitura na Escola Municipal Dom João VI.

- O "Lê Comigo" veio para trazer o amor pelo livro e pela leitura. Não é para desenvolver o hábito de leitura. Hábito é escovar os dentes. A gente quer desenvolver nos alunos a paixão pelas estórias, para que eles possam sentir a transformação que só a leitura promove - contou Ana.

Confira a programação do Festival e veja os vídeos de contação de estórias:
https://linktr.ee/lecomigo




56_INSTANCE_en5I 56_INSTANCE_en5I p_p_id_56_INSTANCE_en5I_


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110