Postos de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda

A Secretaria Municipal de Fazenda está localizada na Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Anexo, Cidade Nova. No local são prestados serviços ao contribuinte referentes às áreas de IPTU, ISS, ITBI, Nota Carioca, Tesouro Municipal e GRLF.

Além do atendimento presencial, a Prefeitura coloca a disposição do contribuinte a Central de Atendimento ao Cidadão 1746 para os moradores da cidade. Já aqueles que estejam fora do Estado do Rio devem ligar para o telefone (21) 3460-1746.

 

Atendimento Virtual - SACs

Em função da prevenção ao Coronavírus, as Subgerências de Atendimento Integrado ao Contribuinte (SACs) criaram canais de atendimento ao cidadão, por meio de e-mails, para evitar o deslocamento dos contribuintes, conforme disposto nos Decretos  47247/2020, 47263/2020 e 47264/2020. Os canais podem ser utilizados para esclarecimento de eventuais dúvidas, cumprimento de exigências, abertura de processos e envio de documentos, conforme orientações abaixo. Importante destacar que o tamanho total dos arquivos a serem eventualmente anexados pelos contribuintes está limitado a 20 MB por mensagem. Para envio de documentos de até 300 MB (somente para os casos de abertura de processos e requerimentos), o contribuinte deve acessar o link: https://docreceiver.smf.rio.rj.gov.br/importasac.php

 
ATENÇÃO: Serão considerados apenas os e-mails enviados nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, no horário comercial, de 9h às 18h.
 
·         Rio Sul Shopping
 
E-mail para dúvidas: sac1@smf.rio.rj.gov.br
 
E-mail para abertura de processos e envio de documentos: reqsac_riosul@smf.rio.rj.gov.br
 
·         Norte Shopping
 
E-mail para dúvidas: sac2@smf.rio.rj.gov.br
 
E-mail para abertura de processos e envio de documentos: reqsac_norteshop@smf.rio.rj.gov.br
 
·         Barra Shopping
 
E-mail para dúvidas: sac3@smf.rio.rj.gov.br
 
E-mail para abertura de processos e envio de documentos: reqsac_barrashop@smf.rio.rj.gov.br
 
·         Center Shopping
 
E-mail para dúvidas: sac4@smf.rio.rj.gov.br
 
E-mail para abertura de processos e envio de documentos: reqsac_centershop@smf.rio.rj.gov.br
 
·         West Shopping
 
E-mail para dúvidas: sac5@smf.rio.rj.gov.br
 
E-mail para abertura de processos e envio de documentos: reqsac_westshop@smf.rio.rj.gov.br

 
AVISOS: 
 
• A partir de 01/09, todos os Postos de Atendimento localizados nos shoppings realizarão atendimento presencial somente com agendamento prévio no Portal Carioca Digital (www.carioca.rio). Todos os serviços deverão ser previamente agendados, inclusive, os que ocorrem de forma virtual.
 

Todos os serviços disponíveis nos SACs, inclusive o de desbloqueio de senha web da Nota Carioca para pessoas físicas e jurídicas (inclusive MEI), poderão ser agendados de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h30. Aos sábados, das 10h às 12h30, o posto atenderá exclusivamente os casos de desbloqueio de senha web, e o atendimento não presencial para os demais serviços ocorrerá entre 14h e 15h30. Aos sábados não há atendimento processual.
 
 
• Devido ao encerramento das atividades do SAC Tijuca, os serviços de alteração de titularidade  e de destinatário de imóveis relativos ao 1º, 10º e 11º ofícios do RGI, antes realizados naquele SAC,  foram transferidos para a sede da Prefeitura, na Cidade Nova. Para mais informações, clique aqui.

 

 


 


 

Tesouro Municipal 

O atendimento do Tesouro Municipal é realizado na sede da Secretaria Municipal de Fazenda (Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Anexo, Cidade Nova – 6º andar).


- Gerência de Autos de Infração (sala 604)


Autos lavrados pelas Secretarias de Saúde, Especial da Ordem Pública, Obras, Urbanismo e Meio Ambiente.


Serviços disponíveis:


• Cópia do auto de infração
• Emissão do DARM após vencimento do auto de infração
• Recebimento do segundo recurso


- Diretoria Financeira (sala 619)


Serviço disponível:


• Informações sobre pagamentos e recebimentos

Serviços Serviços