Secretaria Municipal de Habitação - SMH
Morar Carioca: Providência terá teleférico e plano inclinado

14/09/2010 11:58:00


Centro Histórico e CulturalA Secretaria Municipal de Habitação (SMH) publicou edital de licitação para obras de urbanização do Programa Morar Carioca no Morro da Providência, na Gamboa, a mais antiga favela do Rio. As intervenções estão estimadas em R$ 119.216.767,16 milhões e vão beneficiar 5.502 moradores em 1.720 domicílios. As obras incluem, além da complementação de infraestrutura, a construção de um teleférico e de um plano inclinado para facilitar a circulação e acessibilidade dos moradores; um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) para 170 crianças, um Centro Esportivo e outro de Trabalho, Emprego e Renda. A partir da assinatura do contrato, as obras terão a duração de 36 meses.

O teleférico terá três estações e vai interligar o Morro da Providência com a Central do Brasil e a Cidade do Samba, num percurso de 665 metros. Terá capacidade para transportar cerca de mil pessoas por hora. Já o plano inclinado vai ligar a Ladeira do Barroso à Praça da Igreja do Cruzeiro. Cada cabine terá capacidade para 10 pessoas, com acesso adequado aos passageiros portadores de necessidades especiais.

Referência histórica da cidade, o Morro da Providência terá a sua memória preservada. A proposta é transformar a área num ponto turístico. No local, será criado um Centro Histórico e Cultural, um novo ambiente em torno do Oratório e da antiga Pedra dos Escravos, onde serão construídas edificações destinadas ao comércio voltado para o turismo. A área vai da Ladeira do Barroso, passa pela Igreja Nossa Senhora da Penha, pelo antigo reservatório, pela Capela do Cruzeiro e finaliza numa praça projetada com anfiteatro.

Além das obras de urbanização, o Morar Carioca tem o objetivo de implantar um sistema de conservação, controle e ordenamento do uso e da ocupação do solo urbano nas comunidades. Na Providência, está prevista a construção de um Posto de Orientação Urbanística e Social (POUSO), implantação de limites físicos e desadensamento de trechos intensamente ocupados e insalubres. Serão construídas inicialmente 264 novas moradias para reassentamento de famílias que vivem em áreas de risco, sobretudo na localidade da Pedra Lisa.

Está programada a reforma da Praça Américo Brum, o alargamento de ruas, reforma da pavimentação, construção de calçadas e melhoria das condições de acesso. Para facilitar o trânsito interno dos moradores e o trabalho dos garis, as ruas internas para pedestres passarão a ter, no mínimo, um metro e meio de largura. Todas as escadarias terão corrimão e várias áreas serão reflorestadas.


Imagens relacionadas: