Secretaria Municipal de Habitação - SMH
Prefeitura inaugura o teleférico do Morro da Providência

02/07/2014 15:30:00


 

 » Autor: Flávia David

Os moradores do Morro da Providência viveram uma manhã muito especial nesta quarta-feira (2/07), com a inauguração do Teleférico que liga a Praça Américo Brum, no alto do Morro, à Central do Brasil e à Cidade do Samba, na Gamboa. Com a capacidade de percorrer 721 de percurso em aproximadamente cinco minutos, o teleférico vai oferecer conforto e acessibilidade aos moradores da comunidade, que não vão pagar nada pelo serviço. Nos próximos dois meses, o serviço do Teleférico da Providência funcionará em horário e condições especiais de teste e treinamento de pessoal. Durante esta fase, moradores farão a travessia mediante distribuição de senha nos balcões de informações. Também nesta quarta-feira foram entregues à comunidade a Clínica da Família, instalada na Estação Gamboa do teleférico, a Casa Rio Digital e uma Academia da Terceira Idade.

 

 

Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Habitação, por meio do Programa Morar Carioca, o teleférico foi construído para atender aos moradores da mais antiga comunidade do Rio, que vivem em um dos morros mais íngremes da cidade. Estações e gôndolas foram adaptadas para portadores de necessidades especiais. Para isso, foram investidos R$ 75 milhões na construção das estações, montagem das torres, remanejamento da rede de energia e implantação de vias de serviço. Composto por 16 gôndolas e capacidade para transportar três mil pessoas por hora, o teleférico será inicialmente operado com transporte de mil pessoas por hora. Confeccionadas em acrílico e alumínio com assentos de madeira, as cabines comportam oito passageiros sentados e dois em pé.

 

Em seu discurso, o prefeito Eduardo Paes afirmou que a entrega do teleférico para os moradores do Morro da Providência representa uma das intervenções mais "simbólicas" da cidade:

 

 

- Trata-se de uma comunidade que nos orgulha muito, pois foi a primeira a surgir na cidade do Rio de Janeiro. Foi neste local que a história da nossa cidade começou a ser desenhada. Além disso, trata-se de uma iniciativa que se complementa com o processo de revitalização da região portuária do Rio. Podemos dizer que o centro é o grande núcleo desse processo de mobilidade que estamos implantando na cidade. Teremos nessa região o BRT Transbrasil passando ao lado do Morro da Providência, assim como o VLT, que passará pela frente da comunidade - disse o prefeito, acompanhado do secretário municipal de Habitação, Pierre Batista, e pelo presidente da Cdurp (Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro), Alberto Silva.

O secretário Pierre Batista lembrou que o teleférico também poderá ser utilizado por toda a população carioca e pelos turistas, que terão a chance de aproveitar uma das vistas mais bonitas da cidade. "A chegada dos visitantes, certamente, vai trazer benefícios à economia local".

 

Também presente à cerimônia de inauguração, o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, destacou as ações da Prefeitura do Rio no Morro da Providência e afirmou que o governo municipal está "levando cidadania" para seus moradores:

 

 

- Além deste presente maravilhoso, que é o teleférico, a comunidade está recebendo uma clínica muito bem equipada e um polo de inclusão digital. Ou seja, ganham os moradores do Morro da Providência e, também, todos aqueles que vivem nessa região, além dos turistas que estão na cidade por conta da Copa do Mundo - disse Pezão.

 

 

A implantação do sistema se dará em três fases com horários especiais. Na primeira etapa, a operação será das 9h às 11h. Na segunda, das 14h às 16h. Nos dois casos, o funcionamento será de segunda a sexta-feira. Na terceira fase, durante os dias da semana, o teleférico abre das 8h às 12h e das 14h às 20h. Aos sábados, das 9h às 15h. Quando estiver em pleno funcionamento o sistema vai operar das 6h às 21h de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h aos sábados e das 9h às 18h nos domingos e feriados. As estações são as seguintes: Central do Brasil (Praça Cristiano Otoni, ao lado da Estação Central do Brasil, fazendo conexão com trens, metrô e ônibus); Gamboa (esquina das ruas Rivadávia Correia e da Gamboa) e Américo Brum (alto do Morro da Providência). Vale destacar que as estações e gôndolas foram adaptadas para portadores de necessidades especiais, que receberão suporte de operadores, auxiliares e vigilantes.


Imagens relacionadas: