Curso para estúdios de piercing e tatuagem será dia 25 de maio

22/05/2017 16:58:00


A Vigilância Sanitária vai promover, nesta quinta (25), um curso gratuito para proprietários e trabalhadores de estúdios de piercing e tatuagem. É a primeira vez que é realizado um curso específico para esse público. Será apenas uma aula de 3 horas, realizada no auditório do órgão municipal, que fica na Rua do Lavradio, 180/6º andar, no Centro. Serão disponibilizadas 50 vagas para esse encontro, que começará às 9h e vai até o meio-dia.

 

O conteúdo do curso abordará orientações sobre os procedimentos para a utilização correta dos materiais, o uso de tintas regularizadas, a limpeza e desinfecção do ambiente, e a prevenção de doenças infectocontagiosas, como hepatites B e C, tétano, AIDS, micoses, dentre outras. Até o final do ano haverá mais três cursos para estúdios de piercing e tatuagem, que serão realizados nos dias 20 de julho, 28 de setembro e 30 de novembro.

 

A Vigilância Sanitária também promove outros cursos gratuitos, para prevenir riscos à saúde da população carioca, por meio da educação dos comerciantes de produtos e serviços relacionados às áreas de saúde e alimentos, como salões de beleza e ambulantes. A agenda de cursos está disponível no site www.rio.rj.gov.br/vigilanciasanitaria, onde também estão as orientações para as inscrições.

 

Na próxima semana, dia 30, haverá o curso para ambulantes, que tem o objetivo de orientar e alertar sobre os cuidados higiênico-sanitários que devem ser tomados para diminuir a ocorrência das doenças transmitidas pela comida. O conteúdo será aplicado numa aula de 3 horas, com distribuição de um certificado de participação individual. Durante o ano, vão ocorrer várias aulas, com 50 vagas cada. Os dias dessas aulas serão 27 de junho, 25 de julho, 29 de agosto, 26 de setembro, 31 de outubro, 28 de novembro e 12 de dezembro.

 

A Vigilância Sanitária também oferece cursos gratuitos para salões de beleza, com orientações sobre os procedimentos para a utilização correta dos materiais, o uso de cosméticos regularizados, a limpeza e desinfecção do ambiente, e a prevenção de doenças infectocontagiosas, como hepatites B e C, tétano, AIDS, micoses, dentre outras. O conteúdo também será ministrado em apenas uma aula de três horas, que vai ocorrer outras vezes no ano. Serão 50 vagas por aula. As datas disponíveis para os profissionais da beleza são 24 de julho, 25 de setembro e 27 de novembro.

 

Profissionais de asilos também contam com um curso específico, que é ministrado numa única aula de três horas, com temas referentes às condições adequadas que o local deve manter, a fim de evitar riscos à saúde dos hóspedes. As aulas serão nos dias 22 de junho, 17 de agosto, 19 de outubro e 07 de dezembro.

 

Todas as aulas vão acontecer no auditório da Vigilância Sanitária, que fica na Rua do Lavradio, 180/6º andar, no Centro. As dos ambulantes serão realizadas na parte da tarde, das 14h às 17h; já as aulas para salões, estúdios e asilos serão realizadas na parte da manhã, no horário de 9h às 12h.




Serviços Serviços