Hospital Municipal Salgado Filho realiza campanha de doação de sangue

11/07/2017 16:26:00


O Hospital Municipal Salgado Filho, em parceria com o Hemorio, realizou sua 20ª campanha de doação de sangue na terça-feira 11 de julho. O objetivo da ação era mobilizar a comunidade interna do hospital - acompanhantes de pacientes e funcionários - e sensibilizar a população da região da Zona Norte para a importância da doação de sangue.

Para João Berchmans, diretor geral do hospital, a campanha tem uma importância muito grande para a rede de saúde, para atender à demanda gigantesca de sangue nas emergências: "O Hospital Salgado Filho já faz essa campanha há alguns anos e, com isso, contribui muito para que os estoques da Hemorio não fiquem abaixo do que é necessário. A campanha também estimula e educa a população, mostra que doar sangue não faz mal e é um gesto de solidariedade para quem precisa."

Nathalia e Simone Padrone, mãe e filha, são doadoras de sangue assíduas. Nathalia conta que desde que fez 18 anos doa sangue de três em três meses: "Eu vim porque quero ajudar as pessoas e sei da importância da doação. Eu e minha mãe doamos sangue desde sempre, mas é a primeira vez que a gente vem junta, está sendo bem legal doar com ela."

Simone também doa sangue de três em três meses e incentiva todos a doarem: "É uma forma que a gente tem de ajudar a salvar outras vidas, nós estamos doando vidas. Meu coração está disparado de poder vir junto da minha filha. É muito bom, estou orgulhosa dela."

Doar sangue é seguro e rápido. São coletados até 450 ml de sangue, que são armazenados em uma bolsa produzida com materiais e soluções que permitem a preservação do material. Os homens podem doar de dois em dois meses, até quatro vezes ao ano. Já as mulheres podem doar de três em três meses, até três vezes ao ano. A ação foi realizada em função do déficit de sangue nos estoques da unidade, necessários para o atendimento de pacientes, especialmente os que buscam assistência nas grandes emergências, como vítimas de acidentes e disparos de armas de fogo, entre outros.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços