Vacinação em adolescentes supera mais de 54 mil doses aplicadas

25/07/2017 10:08:00


A campanha de atualização da caderneta de vacinação do adolescente terminou na última sexta-feira no município do Rio superando as expectativas. Mais de 54 mil doses das seis vacinas disponíveis foram aplicadas em meninos e meninas de 9 a 14 anos. Somente a do HPV teve 27.067 doses aplicadas de 19 de junho a 21 de julho, um número 158% superior à média mensal de aplicação da vacina entre janeiro e maio, que foi de 10.477.

 

Durante a intensificação foram aplicadas 10.203 doses da vacina contra o HPV em meninas de 9 a 14 anos e 16.864 em meninos de 11 a 13 anos. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. É importante tomar as duas para garantir a imunidade ao vírus e quem tomou a primeira durante a campanha deverá retornar ao posto de saúde no fim do ano, para receber a segunda. A vacina do HPV dá proteção aos adolescentes para que, no futuro, já adultos, não desenvolvam doenças como o câncer de colo de útero, para as mulheres, ou o de pênis, para os homens.

 

Também foram administradas durante a campanha de atualização da caderneta do adolescente 15.694 doses da vacina contra a febre amarela; 9.095 da Meningo C; 1.958 da Dupla Adulto (contra tétano e difteria); 509 da Tríplice Viral (caxumba, rubéola e sarampo) e 321 da que protege contra a hepatite B. Ao todo, foram 54.644 doses das seis vacinas oferecidas.

 

Entre os fatores que levaram ao sucesso da intensificação da campanha do adolescente estiveram a mobilização das equipes de saúde da família de todas as unidades e a ativa participação dos jovens da Rede de Adolescentes Promotores da Saúde, o RAP da Saúde, que levaram a informação sobre a importância da vacinação para as comunidades e escolas visitadas.

 

Apesar do fim da campanha, os adolescentes que não tenham se vacinado ainda podem ir à clínica da família ou ao centro municipal de saúde mais próximo de sua casa para atualizar suas cadernetas. As vacinas fazem parte da rotina de imunização e estão disponíveis o ano inteiro nas unidades de Atenção Primária, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados até o meio-dia. É importante levar algum comprovante de vacinação para o profissional avaliar quais vacinas estão em aberto e atualizá-las.




Serviços Serviços