Referência nacional, secretaria de Saúde promove treinamento para o Método Canguru

20/09/2017 10:36:00


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove nesta quarta-feira, dia 20, um curso de sensibilização de profissionais para o Método Canguru, procedimento no qual o prematuro é unido ao corpo da mãe e, por meio do contato íntimo, pele a pele, visando à troca de aconchego, calor e carinho. O treinamento será realizado na Maternidade Carmela Dutra, no Lins, e vai contemplar profissionais de nível superior e técnico da rede municipal de assistência materno-infantil. Outras estratégias também são adotadas nas unidades neonatais para garantir o melhor desenvolvimento do recém-nascido.


Este é o quarto curso promovido este ano pela SMS, que é Centro de Referência Nacional para o procedimento pelo Ministério da Saúde. No Estado, a Maternidade Leila Diniz, na Barra da Tijuca, é pioneira na implantação do Método Canguru nas UTIs neonatais do Rio de Janeiro e tem certificação do Ministério da Saúde tornando-se referência para o método no Estado. As maternidades que compõem o Centro de Referência promovem o cuidado intensificado no tratamento dos bebês prematuros, fundamental para a saúde e o desenvolvimento do bebê de baixo peso.


O envolvimento da mãe é muito importante no processo de desenvolvimento dos bebês, assim como o acolhimento dos prematuros e sua família. O Brasil conta hoje com cinco centros nacionais para o procedimento. Outras práticas neonatais para bebês com baixo peso e prematuros também colaboram para o desenvolvimento dos recém-nascidos, como o projeto dinamarquês Octo, técnica implantada em 15 países que usam os polvos feitos de crochê para ajudar na posturação do bebê no leito.


As maternidades da rede também oferecem práticas como as redes neonatais, nas quais os bebês são acomodados em redes, dentro das incubadoras, estimulando o equilíbrio e desenvolvimento do recém-nascido. Da mesma forma, a imersão terapêutica, técnica que utiliza ofurôs (baldes com água) e movimentos da fisioterapeuta que também apresenta bons resultados.




Serviços Serviços