Nova Clínica da Família do Andaraí vai beneficiar mais de 27 mil moradores

20/02/2018 11:14:00


A Prefeitura do Rio entregou nesta terça-feira, dia 20, à população da região da Grande Tijuca a Clínica da Família Odalea Firmo Dutra, no Andaraí. A nova unidade de Saúde, que fica na Rua Botucatu 633, beneficia mais de 27.500 moradores do Andaraí. Esta é a quinta clínica inaugurada pelo prefeito Marcelo Crivella. Com oito equipes da Estratégia Saúde da Família e três de Saúde Bucal, o local tem a expectativa de realizar, mensalmente, cerca de 2.640 consultas médicas, além de demais procedimentos e serviços, como consultas de enfermagem, atendimentos de saúde bucal e ações dos agentes de saúde.

 

Na Clínica da Família Odalea Firmo Dutra, a população conta com exames laboratoriais, além de raios-x, ultrassonografia e eletrocardiograma. Também está à disposição vacinas, atendimento odontológico, planejamento familiar, acompanhamento de diabetes, hipertensão, tuberculose, hanseníase, pré-natal e puericultura, entre outros serviços. Os moradores também passam a contar com visita da equipe de Saúde na residência.

 

A obra foi realizada pela Riourbe e o investimento da Prefeitura do Rio foi R$ 5,2 milhões. A unidade funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 08h às 12h, atendendo às comunidades do Complexo do Andaraí (Morro do Cruz, Jamelão, Borda do Mato, Caçapava, Furnas, Arrelia, Caminho do Mato, João Paulo II, Santo Agostinho e Sá Viana) e os bairros do Andaraí e Grajaú.

 

Com a inauguração da nova clínica, a região da Grande Tijuca, que possui cerca de 373 mil moradores, passa a contar com 42% de cobertura de Saúde da Família e com 15 unidades de saúde. Ao todo, a cidade do Rio conta com 70,25% de cobertura e com 119 clínicas da Família.

 

Sobre a homenageada – Odalea Firmo Dutra nasceu em 15 de novembro de 1929, no Distrito Federal, em Brasília. Foi mãe de quatro filhos e teve sete netos. Servidora federal, Odalea Firmo trabalhou 40 anos na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Foi uma importante ativista dos movimentos negro e sociais, com destaque para sua atuação em defesa dos direitos das mulheres e das causas humanitárias. Após a aposentadoria, a ativista assumiu a presidência da Associação de Moradores e Amigos do Morro do Andaraí, buscando igualdade social e qualidade de vida para os moradores da região. Durante a sua gestão, lutou em defesa da paz e pelo combate à violência na região, além de atuar junto ao poder público com reivindicações de serviços e melhorias de infraestrutura e sociais para a população.

 

Outra importante iniciativa de Odalea na luta pelos direitos das mulheres foi a fundação da Associação das Mulheres do Morro do Andaraí, que auxiliava as mulheres da região com serviços de saúde, sociais e jurídicos. A ativista também foi presidente da associação no período de 15 anos. Com sua importante atuação como líder comunitária e conselheira distrital, Odalea foi uma das responsáveis pela implantação do Posto de Saúde da Família do Andaraí.

 

Aos 79 anos de idade, Odalea Firmo Dutra faleceu com problemas cardíacos no dia 28 de maio de 2009. A servidora aposentada se tornou uma referência a partir da sua liderança no território.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços