Balanço da força-tarefa da Vigilância Sanitária em distribuidoras de alimentos

30/05/2018 16:15:00


Nesta quarta, a Vigilância Sanitária inspecionou sete centrais de distribuição de alimentos, no Mercado São Sebastião, na Penha, para verificar a qualidade dos produtos que seriam enviados ao comércio varejista após a paralisação dos caminhoneiros. Houve interdição de dois locais, por falta de licença sanitária; aplicação de quatro multas, por falta de higiene e alimentos impróprios para consumo, o que provocou o descarte de quatro quilos de sanduíches.

 

Foram coletadas amostras de requeijão, queijo minas, carne bovina e iogurte, para análise no Laboratório de Saúde Pública, para verificar possíveis alterações que possam gerar algum risco a saúde do consumidor. O resultado sai em cinco dias.

 

Essa ação faz parte da força-tarefa que o órgão montou para verificar as condições que as cargas de alimentos estão sendo entregues após a paralisação dos caminhoneiros e impedir que produtos impróprios para consumo sejam distribuídos aos supermercados e grandes estabelecimentos varejistas do município. A prioridade é verificar produtos de origem animal congelados e resfriados, como carnes, frangos e laticínios.

 

Durante as inspeções, são observadas as características sensoriais (cor, odor e textura) e sinais de alteração, advindos de qualquer quebra na cadeia de frio, o que interfere na segurança alimentar. Os alimentos considerados impróprios são inutilizados e descartados, e os estabelecimentos são multados.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços