O teatro, a cidade e a rua: Amir Haddad encerra a 2ª temporada dos Depoimentos Cariocas

 

 

 

O diretor teatral, ator e dramaturgo Amir Haddad é o convidado dos Depoimentos Cariocas na edição que encerra a temporada 2022 da série de entrevistas que o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro vem produzindo e disponibilizando em seu canal no YouTube. A entrevista, gravada no apartamento do artista no bairro carioca de Santa Teresa, com a condução do jornalista e músico Pedro Paulo Junior, da equipe de Promoção Cultural do Arquivo Geral, entra no ar no próximo dia 12 de dezembro de 2022, às 17h, com chat aberto para quem acompanhar a estreia, no seguinte link: https://youtu.be/gEHAJnDSv4g

 

Nascido há 85 anos em Guaxupé (MG) e criado em Rancharia (SP), Amir Haddad é, na história do teatro brasileiro, um de seus grandes pensadores e criadores. Entre suas contribuições para esta história estão, por exemplo, a participação na fundação do Teatro Oficina, em São Paulo (1958), e a criação do Tá Na Rua, grupo atuante desde 1980 nos espaços públicos do Rio de Janeiro – cidade onde Amir vive desde 1965. Ambos os movimentos estão entre os temas abordados no bate-papo, com participações especiais das atrizes Clarice Niskier e Inez Viana e do cineasta Silvio Tendler, que enviaram perguntas para o entrevistado.

 

A entrevista de Amir Haddad é a vigésima produzida pelo Arquivo Geral na série iniciada em maio de 2021, tendo como entrevistado o jornalista e escritor Zuenir Ventura. Desde então, já foram 26 horas e 43 minutos de memórias e reflexões sobre o Rio através de personagens e pensadores da cidade, como o escritor Ruy Castro, o antropólogo Roberto DaMatta, as cantoras Zezé Motta e Dóris Monteiro, o locutor José Carlos Araújo, a escritora Marina Colasanti, o produtor Haroldo Costa, o cineasta Cacá Diegues e os compositores Nei Lopes, Paulo César Pinheiro e João Roberto Kelly, entre outros.

 

Novas entrevistas já estão sendo produzidas e gravadas para a temporada 2023 dos Depoimentos Cariocas – que podem ser vistos tanto no site do Arquivo Geral da Cidade (http://www.rio.rj.gov.br/web/arquivogeral/depoimentos-cariocas) quanto numa playlist exclusiva da série no canal da instituição no YouTube (https://youtube.com/playlist?list=PL1-JWSGpuTTIup2hz906o1zEBl-qEwsTO).