Evandro Mesquita nos Depoimentos Cariocas: Blitz, Asdrúbal, Ipanema e outras histórias

 

Rock, surfe, futebol e teatro estão na próxima edição dos Depoimentos Cariocas, a série que terá como próximo entrevistado o cantor, compositor e ator Evandro Mesquita. A entrevista com o artista, que recebeu a equipe do Arquivo Geral da Cidade do Rio em sua casa, no Itanhangá, vai ao ar na próxima terça-feira, dia 13 de junho, às 17h, no YouTube do Arquivo Geral, com chat aberto para quem acompanhar o depoimento na estreia, neste link: https://youtu.be/whf98ykdshE

 

Carioca de 1952, Evandro Mesquita fez história como criador da Blitz, conjunto de enorme sucesso na década de 1980, quando o rock brasileiro experimentou o auge de sua popularidade. Além de líder da banda, que fez shows históricos na primeira edição do Rock in Rio, Evandro compôs grandes sucessos da época, como “Você não soube me amar” (com Guto, Ricardo Barreto e Zeca Mendigo), “Weekend” e “A dois passos do paraíso” (ambas com Ricardo Barreto).

 

Na entrevista, ele relembra não só histórias da Blitz, como também do grupo de teatro Asdrúbal Trouxe o Trombone, do qual participou nos anos 1970 com Perfeito Fortuna, Regina Casé, Luís Fernando Guimarães e Patrícia Travassos, entre outros. Entre as memórias compartilhadas no depoimento, estão ainda o Circo Voador, a Universidade Gama Filho (onde cursou Educação Física) e a infância e a adolescência na Praia de Ipanema da década de 1960 (onde “conhecia os mariscos pelo nome”).

 

Conduzida pelo jornalista e músico Pedro Paulo Junior, da equipe de Promoção Cultural do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, a entrevista tem as participações especiais da cantora Fernanda Abreu, da produtora cultural Maria Juçá e do empresário e surfista Rico de Souza. Já no vídeo de abertura da entrevista está o Coordenador de Promoção Cultural do Arquivo Geral, Pedro Paulo Malta.

 

A entrevista com Evandro Mesquita é a 26ª da série Depoimentos Cariocas, com a qual o Arquivo Geral da Cidade vem registrando histórias da cidade através das memórias de personalidades de áreas diversas, como a música popular (Paulo Cesar Pinheiro, Doris Monteiro e Nei Lopes), o cinema (Cacá Diegues e Luiz Carlos Barreto), as artes cênicas (Marieta Severo, Amir Haddad, Zezé Motta) e a administração pública (Saturnino Braga e Terezinha Saraiva), o rádio (Cidinha Campos, Adelzon Alves e José Carlos Araújo) e o jornalismo (Ruy Castro, Hildegard Angel e Zuenir Ventura), entre outras.

 

Confira aqui neste link (https://youtube.com/playlist?list=PL1-JWSGpuTTIup2hz906o1zEBl-qEwsTO) a lista completa de entrevistas da série Depoimentos Cariocas.