Gerência de Documentação Escrita


 

 

A Gerência de Documentação Escrita é uma unidade da instituição que tem sob sua responsabilidade a gestão a documentação escrita do AGCRJ. É responsável pela guarda e preservação dos documentos textuais, manuscritos e impressos.

 

A função desta Gerência é gerir, preservar, democratizar o acesso público à documentação sob sua guarda e elaborar instruções, normas, tabelas de temporalidade e instrumentos de pesquisa para identificar, arranjar, descrever e preservar os acervos documentais custodiados pelo órgão.

 

Além destas finalidades, cabe também à Gerência de Documentação Escrita e Especial implementar o disposto no Decreto nº 22.615, de janeiro de 2003, assim como providenciar o recolhimento, ao Arquivo da Cidade, dos documentos de caráter permanente produzidos pelos órgãos da Prefeitura e coordenar os trâmites necessários à doação de acervos.

 

A documentação textual, sob gestão da Gerência de Documentação Escrita, compreende dois tipos de registros: os documentos manuscritos e os documentos impressos. As datas-limites desta documentação são 1565 e 1985. Sua metragem é de 4.000 metros lineares de documentos textuais e sua quantidade ultrapassa a cifra de 3.500.000 de unidades. A relação destes documentos contidos em códices pode ser consultada neste site, no link abaixo:

 

 

Acervo Online:

Índice de Documentação Textual