Hildegard Angel: memórias da vida social, jornalística e política da cidade nos Depoimentos Cariocas

 
 
 

Histórias da noite carioca, da alta sociedade, da imprensa e da política brasileira. Temas em pauta nos Depoimentos Cariocas na próxima terça-feira, dia 16 de maio, quando a entrevistada será a jornalista Hildegard Angel. A entrevista, conduzida pelo coordenador de promoção cultural do Arquivo Geral da Cidade, Pedro Paulo Malta, terá chat aberto para quem acompanhar na estreia, às 17h, no YouTube do Arquivo: www.youtube.com/arquivodacidade

 

Filha de um caixeiro viajante canadense e de uma das grandes personagens da moda brasileira (a estilista Zuzu Angel), nesta entrevista Hildegard relembra a década de 1950 em Ipanema, onde cresceu e aprendeu as primeiras noções de teatro com Maria Clara Machado - sim, ela estudou artes cênicas (no Conservatório Nacional de Teatro) e teve carreira de atriz antes de se tornar uma das principais referências do país em colunismo social.

 

O dia-a-dia da redação do jornal O Globo nos anos 1960 (início de sua carreira jornalística, como assessora da colunista Nina Chaves) também foi lembrado na conversa, que também traz memórias da política brasileira nos anos de chumbo. Foi na década de 1970 que Hildegard perdeu seu irmão, Stuart Angel Jones, e sua mãe, Zuzu, ambos mortos pela ditadura militar - ele em 1971, ela em 76.

 

Vigésima quinta edição dos Depoimentos Cariocas, a entrevista com Hildegard Angel tem participações especiais da atriz Lucélia Santos, do empresário Ricardo Amaral e do jornalista Guilherme Scarpa, que enviaram perguntas para a entrevistada. Já a abertura é feita pela presidente do Arquivo Geral da Cidade, a historiadora Rosa Maria Araujo.

 

Aberta em maio de 2021, a série Depoimentos Cariocas é uma iniciativa da Coordenação de Promoção Cultural do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro criada com o objetivo de registrar as memórias e reflexões de cariocas sobre a cidade. Pelas entrevistas lançadas mensalmente - todas disponíveis no canal do Arquivo Geral no YouTube (https://www.youtube.com/@arquivodacidade) - já passaram nomes referenciais da cidade, como o escritor e jornalista Ruy Castro, o poeta e compositor Paulo César Pinheiro, a atriz Marieta Severo e a cantora Tia Surica, entre muitos outros.