Botequins, sambas e outras esquinas nos Depoimentos Cariocas: nesta terça (11/06) nosso entrevistado é Moacyr Luz
Personagem da cidade, especialista na gastronomia dos botequins e autor de sambas cantados em coro por toda a parte, a começar pelas rodas de samba que comanda — aqui no Rio de Janeiro (como o Samba do Trabalhador, no Renascença Clube, no Andaraí) ou pelo mundo.
O cantor e compositor Moacyr Luz é o grande convidado dos Depoimentos Cariocas na nova entrevista da série, que entra no ar no YouTube do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro nesta terça-feira (11/06), às 17h, aqui neste link.
Conduzida pelo músico e jornalista Pedro Paulo Junior, da equipe de Promoção Cultural do Arquivo Geral, a entrevista — gravada no apartamento do artista, na Praia do Flamengo — conta com as participações especiais do cantor Gabriel Cavalcante, do livreiro e editor Rodrigo Ferrari e de Tia Surica, cantora e presidente de honra da Portela, que enviaram perguntas ao entrevistado.
Entre os temas da entrevista estão histórias de bastidores de composições emblemáticas de sua autoria, como “Saudades da Guanabara” (dele com Aldir Blanc e Paulo César Pinheiro). Moacyr relembrou também sua itinerância pela cidade, como morador de bairros diversos, como Bangu, Botafogo, Catumbi, Copacabana, Tijuca e Jacarepaguá, onde nasceu, em 1958.
Com a entrevista de Moacyr, Depoimentos Cariocas chega a sua 38ª entrevista — a sexta neste ano de 2024, quarta temporada da série, iniciada em maio de 2021. Desde então já passaram pela série nomes diversos da vida da cidade, como os jornalistas/escritores Zuenir Ventura e Ruy Castro, atrizes como Marieta Severo e Zezé Motta e compositores, como Nei Lopes, Hermínio Bello de Carvalho, Roberto Menescal e o já citado Paulo César Pinheiro, entre outros.
Confira a lista completa das entrevistas clicando aqui.