Concurso de Monografias do Arquivo Geral da Cidade: a Rocinha e o maxixe são os temas de livros disponíveis para download

 

Já podem ser baixados aqui no site do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro os trabalhos contemplados nas últimas duas edições do Concurso de Monografias promovido pela instituição – Prêmio Afonso Carlos Marques dos Santos. Ambos os textos foram selecionados por comissões julgadoras formadas por professores-doutores especialmente para este fim.

 

Selecionada em 2022, uma das monografias é “A Era do Maxixe: a história social de uma dança nacional (1870-1930)”, de autoria de Juliana da Conceição Pereira, que é doutora em História pela Universidade Federal Fluminense, além de participar do grupo de estudos e pesquisas Culturas Negras no Atlântico (Cultna) e da Rede de Historiadoras Negras.

 

 

 

   Clique aqui para baixar 

 

 

 

 

 

Já “A Rocinha em Construção: a história social de uma favela na primeira metade do século XX”, selecionada em 2019, é uma obra de Mariana Barbosa Carvalho da Costa, doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio) e membro do Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho (UFRJ) e do Laboratório de Conexões Atlânticas (Puc-Rio).

 

 

    Clique aqui para baixar