A bossa nova de Roberto Menescal encerra a temporada dos Saraus Cariocas

 

 

 

A bossa nova é o tema da noite que encerra a primeira temporada dos Saraus Cariocas: a série do Arquivo Geral da Cidade que na quinta-feira, dia 22/12, às 19h, tem como atração o compositor, violonista e produtor Roberto Menescal. Autor de sucessos como “O barquinho”, “Rio” (ambas com Ronaldo Bôscoli) e “Bye bye Brasil” (com Chico Buarque), Menescal terá a companhia da cantora Cris Delanno no bate-papo com música em que relembrará destaques de sua trajetória artística e do movimento musical brasileiro de maior repercussão internacional.

 

Desta vez o encontro será no Palácio da Cidade, em Botafogo, com entrada franca para o público (sujeita à lotação do espaço), ao qual pedimos que confirme presença através do seguinte link: https://www.even3.com.br/bossanovacomrobertomenescal/

 

Aos 85 anos, Roberto Menescal é uma referência na música popular brasileira desde que despontou como um dos expoentes da bossa nova, na virada entre as décadas de 1950 e 60. Frequentador assíduo das famosas reuniões no apartamento de Nara Leão, em Copacabana, participou de shows emblemáticos do movimento, tanto nas universidades cariocas quanto no primeiro show de bossa nova no exterior, realizado no Carnegie Hall, em Nova York, em novembro de 1962. A partir da década de 1970, fez história também como produtor fonográfico, à frente de discos de Elis Regina e Chico Buarque, entre outros grandes nomes.

 

No sarau do dia 22 de dezembro ele terá a companhia da cantora Cris Delanno, sua parceira há mais de 20 anos em diversos projetos – nos palcos e estúdios, entre eles o CD “Eu e Cris”, lançado em 2005 pelo selo Albatroz. Neste encontro, os dois dividirão a interpretação de clássicos não só da obra de Menescal, como também de outros nomes referenciais da bossa nova, como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Newton Mendonça, Marcos Valle e Carlos Lyra.

 

Saraus Cariocas é uma série criada pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro para jogar luz sobre os gêneros musicais surgidos na cidade. Nos quatro primeiros encontros, os bate-papos musicados tiveram como temas o Samba de Terreiro (com Cláudio Jorge e Augusto Martins), o Samba-Enredo (com Teresa Cristina), a Marchinha de Carnaval (com Soraya Ravenle e Luís Filipe de Lima) e o Choro (com o Trio Turuna). Todas as edições foram gravadas em vídeo para serem disponibilizadas no YouTube do Arquivo Geral.

 

SERVIÇO:

Saraus Cariocas – Bossa Nova

Com Roberto Menescal e Cris Delanno

Quinta-feira, dia 22/12, às 19h, no Palácio da Cidade (Rua São Clemente, 360 – Botafogo)

Entrada franca – sujeita à lotação do espaço

Link para confirmação de presença: https://www.even3.com.br/bossanovacomrobertomenescal/