Saraus Cariocas: choro é o tema do encontro de 29/09, às 12h30, com o Trio Turuna

 

 

 

Setembro termina ao som de choro no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. O evento Saraus Cariocas vai receber dia 29/09, às 12h30, o Trio Turuna para conversar sobre a história do gênero musical que faz parte da história da cidade e pode ser considerado a base da música popular brasileira. Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth são alguns dos autores de choros clássicos que irão emocionar o público.

 

Formado por Marcílio Lopes (bandolim), Jayme Vignoli (cavaquinho) e Paulo Aragão (violão), professores da Casa do Choro e da Escola Portátil de Música, o grupo trabalha variado repertório de choro onde figuram compositores diversos passando por alguns fundamentais do gênero como Anacleto de Medeiros, Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth (autor de um tango brasileiro cujo título homônimo batiza o trio) e ainda compositores em plena atividade no cenário musical atual, além de composições próprias. 

 

O projeto Saraus Cariocas acontece no auditório do Arquivo da Cidade e tem o formato de um “bate-papo musicado” com determinado artista ou conjunto: uma entrevista entremeada com muita música. Cada encontro tem como tema um gênero musical ligado à cidade do Rio de Janeiro.

 

Os Saraus Cariocas são gratuitos e têm a duração de 60 minutos, sujeitos à lotação do auditório (126 lugares), por ordem de chegada. O evento também é gravado e fica disponível posteriormente no canal do YouTube do Arquivo.

 

Serviço:

Data: 29/09, às 12h30

Local: Arquivo Geral da Cidade: Rua Amoroso Lima, 15, na Cidade Nova.

Entrada franca, por ordem de chegada – evento sujeito à lotação do espaço

Abertura do auditório: 12h