INTERFACES DO INÍCIO DA DOCÊNCIA NA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

28/08/2020 15:07:00


Ser professor é um desafio constante em se reinventar, inovar, criar, mudar, agir, reconfigurar, reorganizar, replanejar, reaprender,...

Diante das incertezas e fragilidades que se apresentam no início da carreira, e diante desse período de pandemia que já ultrapassa todas as expectativas esperadas em questões que envolvem tempos, espaços, saberes, corpos e a própria docência, destacamos nesta matéria a importância do trabalho docente na educação básica dos professores iniciantes na Rede pois sabemos que os primeiros anos de exercício profissional, também chamado de período de indução profissional, são marcados por contratempos nem sempre esperados.

Conscientes dos impactos provocados por todo esse tempo de pandemia, convidamos você, Professor, a pensar sobre suas práticas. Reconhecemos que o início da carreira possui características próprias na constituição da identidade docente, podendo acarretar sentimentos contraditórios, influenciando na forma de condução do seu percurso profissional. Esse período de inserção na Rede é caracterizado pelo Estágio Probatório, que tem duração de três anos. Esse processo formativo realizado tem como base a construção, a troca de saberes, mas principalmente ações de integração, pertencimento e reconhecimento dos professores, de modo a qualificar a prática pedagógica. 

É relevante pensar na formação que proporcione suportes teóricos e metodológicos, que valorize a articulação entre a teoria e a prática, bem como a construção de espaços democráticos para o compartilhamento de experiências entre os pares e crescimento profissional. Nesse momento, nossos encontros presenciais estão suspensos e estamos atuando virtualmente, ansiando para que novos tempos presenciais cheguem e possamos reconstruir nossas histórias tecendo novas relações, memórias, lutas, pesquisas, experiências, práticas e aprendizagens.
 




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