Formação | Alfabetização e Letramentos: concepções e práticas para potencializar a aprendizagem

Autoras: Debeora Beloni e Daniele Mesquita | Imagens: Maria Rita Matarazzo | Publicação: Jefferson Matos


09/09/2021 17:09:00


Olá, professoras e professores!

No período de agosto a dezembro de 2021, a Escola de Formação de Professores Paulo Freire e a Coordenadoria do Ensino Fundamental, através das Gerências de Formação Continuada da Equipe Gestora (GFCEG), Formação Continuada de Professor Regente (GFCPR) e de Alfabetização e Anos Iniciais (GAI), em parceria com o Instituto FORMAR e o PORTHEMA, apresentam a formação “Alfabetização e Letramentos: concepções e práticas para potencializar a aprendizagem”, como ação integrante do Programa Rio Aprende mais Quando Aprende Junto.

Considerando esse momento de ensino híbrido, e com o objetivo de promover a discussão/reflexão acerca da Alfabetização e Letramentos para criar impacto na prática pedagógica e oportunizar avanços significativos na aquisição da leitura, da escrita e dos conceitos matemáticos, a ação será oferecida para três grupos distintos:

Coordenadores Pedagógicos de Unidades Escolares que atendam turmas do Ensino Fundamental I;

Professores Regentes de turmas do 1º e 2º anos;

Professores Regentes de turmas do 3º ao 5º ano, com mais de 10 alunos em nível 1 de Leitura.

 

Para os Coordenadores Pedagógicos e Professores Regentes de turmas do 3º ao 5º ano, com mais de 10 alunos em nível 1 de Leitura, a formação será dividida em cinco etapas a saber:

  1. Roteiro de estudos (assíncrono);
  2. Trilha autoinstrucional (assíncrono);
  3. Encontros síncronos;
  4. Acompanhamento nos webinários;
  5. Encontro com a Comunidade de Aprendizagem Local.

 

Por sua vez, para os professores regentes de turmas do 1º e 2º anos do Fundamental I, serão três etapas:

  1. Webinários;
  2. Trilha autoinstrucional (assíncrono);
  3. Encontro com a Comunidade de Aprendizagem Local.

Alfabetizar Letrando trará para a sala de aula de nossas escolas as práticas sociais da língua escrita, pressupondo o exercício simultâneo de muitas competências e habilidades – quer seja do docente, quanto do discente.

Sabemos que precisamos mudar a sala de aula em compasso com os novos tempos, portanto, aceite o convite para aprendermos juntos como se ensina e como se aprende o domínio da leitura e escrita em nossa língua portuguesa.

Participe!

GFCEG




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