Gerência de Formação de Anos Finais (E/SUBE/EPF/GEFAF)

Tem por objetivos planejar, implementar, gerenciar, acompanhar e monitorar a formação continuada e o desenvolvimento profissional dos professores e das lideranças pedagógicas que atuam nos anos finaisdas escolas da Rede Pública do Rio de Janeiro.

O objetivo da formação é fomentar o olhar para a prática pedagógica, considerando a realização de um trabalho integrado ao currículo, aos materiais didáticos e aos resultados das avaliações da aprendizagem dos estudantes.

Nesse sentido, propomos ações formativas que promovam um espaço dialógico para o estudo, a reflexão e a troca de saberes e práticas sobre alfabetização e os demais anos do Ensino Fundamental II, de forma a contribuir para a gestão da aprendizagem dos estudantes em sala de aula.

Ainda sobre o escopo das formações planejadas pela GEFAF, registramos que as estratégias de recomposição de aprendizagem relacionadas, diretamente, ao currículo e aos materiais pedagógicos, assim como os dados das avaliações constituem-se como objetos de estudo, análise e são compreendidos como propulsores para pensar outras práticas de sala de aula possíveis. 

Atribuições da Gerência:

● Gerenciar, acompanhar e monitorar a formação continuada e o desenvolvimento profissional das lideranças pedagógicas e professores que atuam nos anos finais;

● planejar:

● produzir, executar, monitorar e avaliar as ações de formação continuada dos profissionais envolvidos, seguindo a Política de Formação Continuada da Secretaria;

● ações formativas com foco nas concepções teóricas e metodológicas que embasam os projetos extracurriculares e na articulação com a prática pedagógica, além de evidenciar as habilidades críticas obtidas da análise de dados realizada pela equipe da avaliação da Secretaria, articulando os componentes da Matriz Curricular;

● e executar ações formativas para os professores envolvidos nesta área de atuação integrando os recursos pedagógicos disponíveis da Rede às novas tecnologias e metodologias ativas;

● articular:

● as ações formativas de forma que na transição de um período para o outro, seja respeitada a continuidade dos processos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças, jovens e adultos;

● e integrar as ações formativas com os profissionais envolvidos, alinhadas ao currículo, aos recursos pedagógicos da Rede e às análises dos resultados obtidos pela progressão das aprendizagens;

● fomentar a disseminação de boas práticas formativas das habilidades socioemocionais, observando a faixa etária e particularidades dos anos finais e projetos;

● promover ações formativas com foco nas habilidades relacionadas a cada componente curricular e nas habilidades de leitura e escrita que perpassam todas as áreas de conhecimento;

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