Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Especialista e pesquisador da GM de Fortaleza apresenta trabalho sobre a Agenda 2030 da ONU na GM-Ri

09/11/2021 15:53:00


A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) recebeu na manhã desta terça-feira, dia 9, a visita do subinspetor Roberto Nascimento, da Guarda Municipal de Fortaleza, capital do estado do Ceará. Ele veio apresentar o resultado de uma pesquisa realizada ao longo dos últimos cinco anos sobre boas práticas das Guardas Municipais das capitais que contribuem com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no âmbito da Agenda 2030 das Nações Unidas. O encontro aconteceu no Salão Nobre e reuniu cerca de 40 guardas municipais e servidores administrativos.

 

Especialista em Gestão Pública e em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o subinspetor é pesquisador de temas relacionados às Guardas Municipais de todo o Brasil. Dentre os assuntos, ele citou alguns itens do Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei 13.022 de 2014) ligados diretamente com a metas e objetivos da Agenda 2030. De acordo com ele, a GM-Rio contribui muito com essa agenda por meio das ações operacionais e também lúdicas dos Grupamentos de Ronda Escolar e de Defesa Ambiental, além das ações do Grupamento de Apoio ao Turista e do programa Patrulha Maria da Penha, a mais nova frente de trabalho da instituição carioca.

 

O pesquisador também apresentou boas práticas desenvolvidas por outras Guardas Municipais como " O Botão do Pânico", da GM de Vitória; o "Coral Vozes que não Calam", projeto de proteção e empoderamento das mulheres da GM de Florianópolis; e um aplicativo utilizado pela Guarda Municipal de Aracaju voltado para o atendimento das mulheres vítimas de violência. O palestrante ainda apresentou o perfil de várias Guardas Municipais e o papel de cada uma dentro da segurança pública no Brasil.


Imagens relacionadas: