Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Companhia Siderúrgica do Atlântico é inaugurada na Zona Oeste do Rio

Construção do complexo gerou 30 mil empregos na cidade


18/06/2010 16:47:00


Beth SantosA ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA), localizada em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, foi inaugurada na manhã desta sexta-feira. Considerada o maior investimento privado já realizado no Brasil nos últimos 15 anos - cerca de RS 12,3 bilhões -, a companhia é fruto de parceria entre a Vale, maior produtora de minério de ferro do mundo, e a produtora de aço alemã TyssenKrupp Steel.

 

O prefeito Eduardo Paes participou da cerimônia de inauguração ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; do governador do Rio, Sérgio Cabral; além do presidente da ThyssenKrupp, Ekkehard Schulz, dos ministros das Cidades, Márcio Fortes, e de Minas e Energia, Márcio Zimmermman, entre outras autoridades e representantes das empresas envolvidas no projeto.

 

Beth SantosEm seu discurso, o prefeito do Rio afirmou que a instalação do complexo siderúrgico em Santa Cruz é um exemplo da transformação do país.

 

- A instalação da CSA no Rio de Janeiro é um acontecimento que vai impactar a cidade inteira. Como prefeito, agradeço pela decisão de se instalarem aqui, por acreditarem no Rio de Janeiro. Sem falar que a Zona Oeste precisa deste tipo de investimento, que vai mudar a cara de toda essa região - afirmou Eduardo Paes.

 

O presidente Lula destacou o momento de crescimento pelo qual o Rio de Janeiro está passando.

 

- Hoje, o Rio de Janeiro se destaca por seu crescimento. Atualmente, podemos ver o Rio de Janeiro como um estado que atrai investimentos, que está resgatando sua importância estratégica para a economia do país – disse o presidente.

 

Beth SantosLula afirmou, ainda, que o Brasil vive uma situação econômica confortável e o povo brasileiro passa por um momento fenomenal.

 

- Por isso, a TyssenKrupp acreditou no país. É um sonho realizado ver centenas de trabalhadores alimentando suas famílias – disse Lula, que acionou o botão que deu início aos trabalhos da Unidade de Sintetização.

 

O governador Sérgio Cabral destacou a importância do empreendimento para o crescimento do estado:

 

- O governo ofereceu uma grande estrutura tributária a esse projeto por entender o quanto ele seria importante para o Rio de Janeiro. Tenho absoluta certeza de que vamos crescer ainda mais.

 

Beth SantosO presidente da TyssenKrupp AG, o alemão Ekkehard Schulz elogiou a parceria entre as três esferas do governo brasileiro e destacou a importância da siderúrgica para a região de Santa Cruz:

 

- Os senhores tiveram paixão para superar os obstáculos e concretizarmos o maior investimento da TyssenKrupp na América Latina. Além disso, vocês criaram condições para o desenvolvimento sustentável da região, do qual sua população muito se beneficiará. Posso afirmar que a TyssenKrupp será um bom vizinho para todos.

 

A ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico ocupa uma área de aproximadamente 10 milhões de m² (área equivalente a duas vezes a dos bairros de Ipanema e Leblon) e sua produção está voltada para a exportação de placas para serem laminadas nas unidades da ThyssenKrupp no Alabama (Estados Unidos) e na Alemanha. O produto final será vendido para a indústria automobilística e de eletrodomésticos.

 

A Companhia entra em funcionamento com a Unidade de Sintetização, etapa inicial da produção do aço. As primeiras placas, no entanto, devem ser produzidas apenas em agosto. Além disso, a usina vai ampliar em cinco milhões de toneladas de aço bruto ao ano a capacidade de produção do Brasil, o que representará um aumento de 40% nas exportações brasileiras e uma contribuição anual de U$ 1 bilhão no balanço de pagamentos do Brasil.

 

Os benefícios com sua instalação na cidade começaram antes mesmo de sua inauguração, uma vez que a construção do complexo gerou um total de 30 mil empregos - o que representou R$ 1,6 bilhão pago em salários e encargos trabalhistas. Além disso, durante a fase de implantação, as compras de produtos e serviços atingiram, até o mês passado, R$ 10 bilhões, sendo a metade somente no Estado do Rio.

 

 

Texto: Flávia David
Fotos: Beth Santos

 


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços