09/10/2013 15:29:00 » Autor: Flávia David / Fotos: Ricardo Cassiano
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar, realizou na manhã desta quarta-feira (9/10), no Riocentro, a cerimônia de liberação da ordem de serviço e assinatura dos contratos de permissão para as novas operações do Sistema de Transporte Público Local (STPL) na região da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá, Zona Oeste da cidade. Das mãos do prefeito Eduardo Paes e do secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, além do delegado Cláudio Ferraz, coordenador de Transporte Complementar do Rio, os 392 novos permissionários do sistema receberam o Código Disciplinar do STPL e o cronograma de início das atividades.
As permissões são fruto de processo licitatório concluído em maio de 2012, e, a partir de agora, ficam autorizados a circular 392 veículos do tipo van, organizados em 18 linhas com funcionamento 24 horas, em dois turnos (2h às 14h e 14h às 2h) e com bilhetagem eletrônica, além dos validadores que permitirão a utilização do Bilhete Único Carioca (BUC). As novas linhas, cuja tarifa é a mesma dos ônibus (R$ 2,75), fazem parte de uma rede alimentadora de outros meios de transporte de maior capacidade (como ônibus, BRT, trens e metrô) e promoverão deslocamentos de âmbito local, como a centros comerciais, escolas, hospitais e áreas de lazer.
As três primeiras linhas que começam a circular neste sábado (12/10) são: Linha 2 (Taquara/Merck X Center Shopping, via Retiro dos Artistas, Circular); Linha 3 (Taquara/Merck X Center Shopping, via Nelson Cardoso, Circular); e Linha 4 (Taquara/Merck X Center Shopping, via Rua Marataia, Circular).
Em seu discurso, o prefeito do Rio destacou a importância das vans para a cidade e de seus motoristas, que agora passam a atuar dentro da legalidade:
- As vans surgiram para atender ao interesse coletivo, guiadas por pessoas que entraram para esse trabalho por necessidade. Por esse motivo, decidimos pela licitação individual, dando a cada um deles a oportunidade de ter algo que agora podem chamar de "seu" e, o que é mais importante, dentro da legalidade. A partir de agora, após um período turbulento que durou quase duas décadas, estamos vendo as vans sendo regulamentadas, recebendo a sua permissão e trabalhando integradas ao Bilhete Único. É uma grande conquista para a cidade.
De acordo com o secretário municipal de Transportes, o STPL chega para consolidar o transporte complementar do Rio, com um serviço melhorado que oferecerá segurança, conforto e regularidade ao dia a dia das áreas mais carentes de transporte coletivo. Além dos validadores que permitirão a utilização do Bilhete Único Carioca, as vans serão monitoradas por GPS e as linhas vão circular ininterruptamente, com foco no aumento da mobilidade dos cidadãos cariocas.
- Estamos falando de um modal importante para o nosso sistema de transporte, que chega para complementar os já existentes com um serviço organizado, de qualidade. Para isso, todas as linhas terão pontos próprios, identificados por placas diferenciadas para que os passageiros não tenham dúvida. Além disso, os motoristas deverão obedecer às regras determinadas pela secretaria e terão que prestar informações ao órgão constantemente - afirmou Carlos Roberto Osorio.
O coordenador Cláudio Ferraz pediu o apoio dos motoristas para que o Sistema de Transporte Público Local opere conforme as normas disciplinares:
- Estamos iniciando mais uma etapa do reordenamento do transporte complementar no município. A participação dos permissionários no sentido de nos auxiliar na fiscalização será fundamental para que esse modal de transporte seja um grande sucesso.
Também presente à cerimônia, o subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed, falou que o novo serviço atende à demanda antiga dos moradores da região, especialmente dos motoristas, que, segundo ele, passam a trabalhar de maneira digna.
E por falar nos profissionais do STPL, a condutora Inola Galo, de 61 anos, foi uma das pessoas que mais se emocionaram durante a cerimônia. Segundo ela, que começou a dirigir profissionalmente em 1996 para custear o estudo dos filhos, o evento desta quarta-feira representou o reconhecimento aos seus esforços:
- Comecei dirigindo uma towner em 1996, enfrentando muitas situações de perigo por conta da ilegalidade do serviço. Mas não desisti porque sempre acreditei que, com trabalho e honestidade, chegaríamos a esse reconhecimento. Hoje posso dizer que existo, porque sou STPL e tenho uma profissão reconhecida - disse ela, que fez questão de destacar que, a partir de agora, a qualidade do trabalho prestado pelas vans vai aumentar porque, além de um carro equipado, os condutores vão atuar sob regras bem definidas:
- As coisas só funcionam bem quando são feitas com organização. E isso é o que a prefeitura irá nos oferecer a partir de hoje - concluiu.
Os veículos terão identidade visual padronizada, que incluirão elementos que identifiquem a região onde irão atuar e seus respectivos turnos de operação. Na Zona Oeste, por exemplo, a cor vermelha terá destaque, a exemplo da identidade visual dos ônibus convencionais. Na Zona Norte, a cor será a verde. O azul será usado na região de Barra e Jacarepaguá. O amarelo será a cor da Zona Sul. Além disso, todos os motoristas estarão devidamente uniformizados e identificados.
As novas linhas somam-se às já licitadas nas zonas Sul, Norte e Oeste aumentando a capilaridade da rede de transportes do Rio. O STPL consolida o transporte complementar na cidade melhorando a qualidade do serviço prestado à população nas áreas mais carentes de transporte coletivo, oferecendo segurança, conforto e regularidade. As inhas circularão ininterruptamente, cobrindo os itinerários todos os dias da semana, resultando no aumento da mobilidade dos cidadãos cariocas.
Veja abaixo o cronograma de início das operações:
12/10
LINHA 2 - TAQUARA (MERCK) X CENTER SHOPPING (VIA RETIRO DOS ARTISTAS) CIRCULAR
LINHA 3 - TAQUARA (MERCK) X CENTER SHOPPING (VIA NELSON CARDOSO) CIRCULAR
LINHA 4 - TAQUARA (MERCK) X CENTER SHOPPING (VIA RUA MIRATAIA) CIRCULAR
19/10
LINHA 17 - ESTRADA PACUÍ X RECREIO (VIA ESTR. VEREADOR ALCEU DE CARVALHO) CIRCULAR
LINHA 18 - ESTRADA DO SACARRÃO X RECREIO (VIA ESTR. VEREADOR ALCEU DE CARVALHO) CIRCULAR
26/10
LINHA 1 - SERTÃO X FREGUESIA (CIRCULAR)
LINHA 16 - GARDÊNIA AZUL X PECHINCHA (CIRCULAR)
2/11
LINHA 5 - BOIÚNA X TAQUARA (CIRCULAR)
LINHA 6 - JORDÃO X TAQUARA (VIA PRAÇA JAURU) CIRCULAR
LINHA 7 - JORDÃO X TAQUARA (VIA ATININGA) CIRCULAR
LINHA 8 - HOSPITAL SANTA MARIA X TAQUARA (CIRCULAR)
9/11
LINHA 9 - ESTRADA DA LIGAÇÃO X TAQUARA (CIRCULAR)
LINHA 10 - TEIXEIRA X TAQUARA (CIRCULAR)
LINHA 11 - PAU DA FOME X TAQUARA (CIRCULAR)
LINHA 12 - SANTA EFIGÊNIA X LARGO DA TAQUARA (CIRCULAR)
LINHA 13 - CIDADE DE DEUS X LARGO DA TAQUARA (CIRCULAR)
LINHA 14 - CIDADE DE DEUS X LARGO DA TAQUARA (VIA EDGARD WERNECK) CIRCULAR
LINHA 15 - GARDÊNIA AZUL X FREGUESIA (CIRCULAR)