Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Avenida Brasil terá novas intervenções a partir deste fim de semana para obras do BRT Transbrasil

21/10/2015 13:39:00


A partir das 5h deste sábado (24/10), a Prefeitura do Rio dá continuidade às obras para construção dos pilares de sustentação do viaduto de interligação entre os corredores BRT Transbrasil e Transcarioca, na Avenida Brasil. E, na mesma via expressa, no domingo (25/10), será iniciada nova frente de obra para extensão da execução do pavimento rígido, na altura do Caju.

 

Na sábado, será ocupada uma faixa de rolamento da pista Central, junto à passarela 10, no sentido Centro, da Avenida Brasil. Também serão executados ajustes viários, com a redução do passeio e o alargamento da pista lateral, por onde será desviado o fluxo da referida faixa. Com isso, não haverá perda de capacidade da pista.

 

As faixas exclusivas para ônibus, até o momento instaladas, serão mantidas para garantir a prioridade ao transporte público. Nesse trecho, no entanto, haverá apenas uma faixa exclusiva para ônibus, que será usada como faixa reversível, sempre priorizando o sentido de maior fluxo.

 

A faixa exclusiva reversível nesse trecho funcionará de três modos distintos: nos dias úteis, das 13h às 21h, prioridade para o sentido Zona Oeste; nos dias úteis, das 05h às 12h, prioridade para o sentido Centro; e aos domingos, funcionará apenas no sentido Deodoro, das 13h às 21h.

 

Deve-se atentar para uma maior intensidade na saturação da chegada à Av. Brasil, pelo viaduto Edno Machado, por veículos provenientes da Ilha do Governador.

 

Já no domingo, para ampliação da área de ocupação das obras no trecho entre a passarela 04 e a Rua Franco de Almeida, no sentido Centro, estão previstas algumas intervenções viárias. Entre elas, o bloqueio de duas faixas na pista central da Avenida Brasil sentido centro, junto ao canteiro central, entre as passarelas 04 e 03, e de quatro faixas na pista central da Avenida Brasil sentido Centro, junto ao canteiro central, entre a passarela 03 e a rua Franco de Almeida.

 

Também será removido o canteiro divisor entre as pistas Central e lateral no referido trecho. Com isso, serão disponibilizadas quatro faixas de rolamento em pista única para escoamento do fluxo no sentido centro. A partir da Rua Franco de Almeida, serão retomadas as condições normais das pistas central e lateral.

 

A agulha localizada logo após o Canal do Cunha terá a inversão do acesso, passando a operar da pista lateral para a central. E a agulha em frente à passarela 05 será aberta para promover o acesso da pista central para a lateral.

 

 

 

 

Visando garantir a prioridade ao transporte público, será mantido o funcionamento da faixa reversível exclusiva para ônibus no interior do piso rígido, na pista sentido Deodoro, junto ao canteiro central. A prioridade fica da seguinte forma: para o sentido Deodoro, das 13h às 21h, de segunda a sexta (exceto feriados) e nos domingos; e para o sentido Centro, das 05h às 12h de segunda a sexta.

 

É previsto um importante impacto no fluxo de tráfego da Avenida Brasil, no horário da manhã, principalmente na saída da Linha Amarela para a Avenida Brasil. As principais rotas alternativas são a Linha Vermelha; Penha/Olaria/Bonsucesso (Av Lobo Júnior, Uranos, Democráticos ou Teixeira de Castro, Leopoldo Bulhões); e, para quem estiver na Linha Amerela, as avenidas Dom Helder Câmara e Pastor Martin Luther King Junior, e o corredor da Av. Marechal Rondon/ Rua Vinte e Quatro de Maio.

 

Uma sinalização específica será instalada para orientar e alertar os motoristas, além de painéis de mensagens variáveis, que estarão posicionados estrategicamente com a mesma finalidade. Apoiadores de tráfego contratados e equipes da CET-Rio estarão no local para atuar na fluidez e na orientação do trânsito, não só no trecho da obra como também em todo o entorno. A operação de trânsito contará com 65 operadores de tráfego por turno, 45 Painéis de Mensagens Variáveis , 52 câmeras de monitoramento e 14 reboques na Av. Brasil, na Linha Vermelha e nas rotas alternativas, para desobstrução das vias em caso de enguiço ou acidente.

 

O uso do transporte público de alta capacidade - como trem, barcas e metrô - é a melhor opção para os deslocamentos da população.




Serviços Serviços