Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Quer conhecer um parque municipal? Confira nossas dicas

22/12/2017 12:29:00


Desde um piquenique com a família até aquela corridinha para começar bem o dia, os parques municipais são espaços públicos que propiciam várias opções de lazer ao carioca. Alguns, criados há mais de 200 anos, guardam um pouquinho da rica história do nosso município. 
 
O Rio de Janeiro tem 22 parques espalhados pela cidade, e fizemos uma lista com cinco sugestões para o seu passeio. Leia um pouco sobre cada um desses espaços e aproveite o fim de ano para conhecer um parque municipal! 
 
Quinta da Boa Vista
 
A Quinta da Boa Vista é um parque municipal localizado no bairro de São Cristóvão. O palácio, morada da família imperial desde a transferência da corte portuguesa, em 1808, até a Proclamação da República, em 1889, constitui um grande patrimônio histórico, cultural, paisagístico e arquitetônico do Rio de Janeiro. 
 
Nas dependências da Quinta da Boa Vista localizam-se o Museu Histórico Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e o Zoo Rio, que pertence ao município do Rio de Janeiro. Os jardins da antiga sede imperial hoje são de responsabilidade da Fundação Parques e Jardins, que o constituiu como parque urbano. 
 
Ao longo dos anos, durante o Império, a estrutura originária do palácio foi sofrendo diversas intervenções, o que contribuiu para a expansão do patrimônio arquitetônico e cultural. Os jardins do parque foram revitalizados pelo arquiteto francês Auguste François Marie Glaziou, que redefiniu os conceitos de paisagismo no Brasil. 
 
Endereço: Av. Pedro II, s/n - São Cristóvão.
 
Passeio Público
 
O Passeio Público é um parque localizado na Lapa, no centro da cidade. Foi inaugurado em 1783, com autoria do Mestre Valentim, sendo o primeiro parque público das Américas. Luís de Vasconcelos e Sousa, então Vice-Rei do Brasil, decidiu que um parque público deveria ser construído nas imediações do Boqueirão da Ajuda, local onde havia uma lagoa próxima ao mar. Atualmente, esse local é o Largo da Lapa. 
 
Da decoração original do Mestre Valentim, sobraram o Chafariz do Menino (1783), dois obeliscos de granito ornados com medalhões em pedra lioz e o conjunto da Fonte dos Amores, com suas estátuas e jacarés de bronze. 
 
Auguste François Marie Glaziou também remodelou o antigo Passeio. Ele preservou os antigos chafarizes, reordenando os caminhos e instalando lagos e pontes em alguns locais do parque. Na gestão Pereira Passos (1902-06), o Passeio Público chegou a receber um aquário, com diversas espécies marinhas. No entanto, na gestão do prefeito Henrique Dodsworth (1937-45), o aquário foi retirado para que o parque resguardasse suas características originais.
 
O folclorista Luís da Câmara Cascudo apresenta uma versão alternativa para a construção do Passeio Público, baseado nos relatos do escritor romântico Joaquim Manoel de Macedo. Segundo consta a versão popular, Luís de Vasconcelos e Sousa, o Vice-Rei do Brasil naquele momento, apaixonou-se por uma senhorita chamada Susana, que morava em um casebre à beira da lagoa e já tinha casamento marcado. A Fonte dos Amores seria uma alusão a esse suposto caso. Essa versão virou samba-enredo da Portela em 1988.
 
Endereço:  Rua do Passeio, s/n | Centro.
 
Parque Machado de Assis
 
O Parque Machado de Assis fica no Morro do Pinto, Santo Cristo, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. Tem esse nome porque foi a região onde nasceu Joaquim Maria Machado de Assis, tido por muitos como o maior escritor brasileiro de todos os tempos, além de ser membro-fundador da Academia Brasileira de Letras. 
 
Reurbanizado e reinaugurado em 2013, o espaço possui campos e quadras para a prática de futebol, vôlei, handebol, basquete e badminton. A área serve como principal centro de lazer para doze mil moradores dos arredores do parque. O parque é parte do complexo do reservatório do Morro do Pinto, terceiro maior reservatório de água do município e o maior da Zona Portuária, tendo capacidade de atender quinhentos mil habitantes.
 
Endereço: R. do Pinto, 100 - Santo Cristo, Rio de Janeiro.
 
Parque Tom Jobim
 
Foi inaugurado em 1995, um ano após a morte de Tom Jobim. Uma de suas áreas de convivência mais úteis é o ParCão, voltado para os bichos de estimação. O parque conta com uma pista de 7,5 km em volta da Lagoa Rodrigo de Freitas.
 
Além do Parque Tom Jobim, o complexo de parques da Lagoa Rodrigo de Freitas possui mais três áreas de lazer: o Parque do Cantagalo, o Parque dos Taboas e o Parque Brigadeiro Faria Lima.
 
Endereço: Av. Borges de Medeiros – Lagoa.
 
Parque Garota de Ipanema
 
O Parque Garota de Ipanema situa-se no bairro homônimo, em frente à Praia do Arpoador. É uma área verde de mais de 28 mil quilômetros quadrados e é protegida pela Área de Proteção Ambiental das Pontas de Copacabana e do Arpoador. Dentro do parque são permitidas somente atividades que não prejudiquem o meio ambiente, pois o parque não é somente uma área de paisagismo urbano.
 
O local é ideal para passeios em família, com brinquedos para crianças, ou para casais e jovens que procuram curtir a natureza a o legado paisagístico e aproveitar a vista das praias de Copacabana e Ipanema. 
 
Endereço: Avenida Francisco Bhering, Rio de Janeiro.

Imagens relacionadas:










Serviços Serviços