Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Ancestralidade, artesanato e conversas marcam edição especial da Feira Negra na Lona Cultural Terra

23/07/2021 14:50:00


Legenda: Obra de Rodrigo Sini, na Lona Cultural Municipal Terra, em Guadalupe
Foto: Gui Espíndola
 
A Lona Cultural Municipal Terra, em Guadalupe, realiza neste sábado (24), véspera do Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha e também o Dia Nacional de Tereza de Benguela, uma edição especial da feira A Alma da Mulher Preta, em parceria com o coletivo Sociedade Negrah Cor e a Associação Balaio Cultural.  O evento começa às 16h, e a entrada é gratuita. 
 
Além da feira das mulheres negras empreendedoras, com a venda de comida e artesanatos afro, haverá desfile de turbantes, roda de conversa, dança e apresentação do grupo afro Lemi Ayó.   
 
"Buscamos trazer nossa negritude e ancestralidade neste evento através da força da mulher negra, seja por meio das expositoras, que são moradoras da região, ou seja da vivência das mulheres poderosas na roda de conversa", afirma a coordenadora das atividades e representante do Sociedade Negrah Cor, Sanny Gonçalves. 
 
 

Dia da Mulher Negra e de Tereza de Benguela

 

Em 1992, um grupo de mulheres negras oriundas dos países da América Latina se reuniu em Santo Domingos, na República Dominicana, para a realização do primeiro Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas.
 
Em 2014, de acordo com a Lei Nº 12.987, 25 de julho foi instituído o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.
 
Tereza de Benguela (data de nascimento desconhecida) liderou o Quilombo de Quariterê, no Mato Grosso, após a morte do seu marido. Ela instituiu normas para o funcionamento do quilombo e liderou a luta contra os portugueses. Por volta de 1770 foi assassinada.
 
Lona Cultural Municipal Terra: R. Marcos de Macedo s/nº, Guadalupe - (21) 3018-4203. Sáb, das 16h às 21h. Grátis. Livre.