Saúde Bucal

 

A Coordenação de Saúde Bucal (CSB) é vinculada à Superintendência de Atenção Primária (SAP) e subordinada à Subsecretaria de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde (SUBPAV).

 

Missão: desenvolver ações que promovam o cuidado integral em saúde bucal junto à população carioca, garantindo o acesso aos serviços e melhorando indicadores epidemiológicos, com base no conceito ampliado de saúde e considerando os princípios da territorialização e humanização. 

 

Política Municipal de Saúde Bucal: organizada por meio de uma rede de serviços, integrada, regionalizada e hierarquizada, onde o cuidado em saúde bucal aos usuários é realizado em diferentes níveis de atenção:

- unidades de Atenção Primária (Centros Municipais de Saúde e Clínicas da Família);

- unidades de Atenção Secundária (Centros de Especialidades Odontológicas);

- unidades de Atenção Terciária (Hospitais Gerais e Especializados).

 

Composição das Equipes de Saúde Bucal: Cirurgiões Dentistas, Técnicos em Saúde Bucal (TSB), Auxiliares em Saúde Bucal (ASB) nas unidades de saúde. Nos Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD) temos a presença dos Técnicos em Prótese Dentária (TPD).

 

 

Atendimento inicial para tratamento em Saúde Bucal: o usuário deve procurar a unidade de Atenção Primária à Saúde de referência em seu território, consultando o seguinte endereço eletrônico: https://smsrio.org/subpav/ondeseratendido/

 

AS equipeS de Saúde Bucal na Atenção Primária dos Centros Municipais de Saúde e Clínicas da Família são responsáveis pelo primeiro cuidado em saúde da população do seu território, realizando a avaliação inicial do usuário e o tratamento básico necessário, com ações de educação e promoção da saúde, incluindo também os procedimentos cirúrgico-restauradores, conforme as necessidades identificadas.Além disso, esta equipe será responsável pelo cuidado longitudinal do usuário, acompanhando todas as intercorrências e monitorando seu estado de saúde bucal ao longo da vida.

 

Atendimento especializado em Saúde Bucal: é realizado, após avaliação inicial do usuário pelo cirurgião-dentista da Atenção Primária, por meio de encaminhamento via Sistema de Regulação de vagas (SISREG) para um dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) ou hospital especializado, preferencialmente próximo ao território de domicílio do usuário. A saúde bucal também se faz presente em um Centro de Referência de Fissurados Labiopalatais (CEFIL) no Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto.

 

Especialidades Ofertadas nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO): Endodontia (tratamento de canal), Cirurgia Oral Menor, Periodontia Especializada (tratamento de gengiva), Estomatologia (diagnóstico das doenças da boca), Atendimento aos Pacientes Portadores de Necessidades Especiais. Há ainda em alguns CEOs a oferta de Ortodontia Preventiva e Interceptativa (colocação de aparelho móvel para crianças de 6 a 10 anos), Dor Orofacial e Prótese Dentária (próteses removíveis).

 

Atendimento de Urgência / Emergência Clínica: o usuário deve procurar, preferencialmente,a unidade de saúdeda Atenção Primária responsável pelo cuidado do usuário ou dirigir-se para as Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) com serviço de saúde bucal.  

 

Atendimento de Urgência / Emergência Hospitalar (Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial): realizado nos grandes hospitais da rede municipal: Hospital Municipal Souza Aguiar, HM Salgado Filho, HM Miguel Couto e HM Lourenço Jorge.

 

 

Outras ações de Saúde Bucal realizadas pela SMS/RJ:

 

  • Saúde Bucal no Programa Saúde na Escola (PSE): o Município do Rio de Janeiro realiza ações de saúde bucal nos espaços escolares municipais, de caráter educativo, preventivo e de promoção da saúde, além de ações de recuperação, através do Tratamento Restaurador Atraumático (TRA), um tratamento preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Caso haja necessidade O TRA é procedimento de baixa complexidade, implicando no selamento de cavidades dentárias com cimento restaurador à base de ionômero de vidro, que possui propriedades adesivas, biocompatibilidade, durabilidade e resistência.  Os procedimentos podem ser realizados no próprio ambiente escolar, sem a necessidade da utilização de equipamento odontológico, pois a remoção de tecido cariado é feita com instrumentos manuais.  Além de contribuir para melhorar a saúde da população, a técnica possibilita desafogar a porta de entrada das unidades básicas de saúde, uma vez que muitos dos escolares atendidos recebem alta clínica sem precisar acessar os serviços de odontologia nas unidades de saúde.  Além disso, evita os deslocamentos destes indivíduos até a Unidade de Saúde, o que é mais um facilitador.da realização de procedimentos que impliquem a utilização de equipamento odontológico convencional, o paciente é encaminhado para atendimento na unidade de saúde de referência do território.

 

  • Saúde Bucal no Programa de Atenção Domiciliar (PADI): atenção em saúde bucal no domicílio com a oferta de atendimento básico, prioritariamente a idosos e portadores de doenças crônico-degenerativas com restrição/impedimento de locomoção. Esta demanda é definida pela equipe de Saúde da Família com a equipe de Saúde Bucal responsável pelo cuidado do usuário.

 

  • Saúde Bucal e o cuidado com a População em Situação de Rua: atenção em saúde bucal realizada pelas equipes do Consultório na Rua em articulação com as equipes de Atenção Primáriaà Saúde.

 

 

Responsável pela área:
 
Érico Eduardo Ribeiro de Souza 
Coordenador de Saúde Bucal
 
E-mail: csbsubpavrio@gmail.com 
Telefone: 3971-1900
 
 


Serviços Serviços