Processo de Gerenciamento Ágil (PGA)

 

O Processo de Gerenciamento Ágil (PGA) foi desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática (Iplanrio) para ser utilizado, em especial, nas contratações externas na modalidade de Fábrica de Software. O PGA descreve todas as fases do processo de desenvolvimento ou manutenção  a ser seguido pela empresa contratada, nos diferentes itens de serviço previstos no Termo de Referência.

 

O PGA visa dar maior organização e visibilidade ao processo de desenvolvimento/manutenção, permitindo uma maior clareza e gestão de todas etapas envolvidas na contratação do serviço.

 

Fases do PGA

 

Pré-Contratação: Antes mesmo da celebração de um contrato, havendo a indicação de tal possibilidade, algumas atividades devem ser realizadas para alinhar todos os interessados em características importantes da contratação. Essas atividades devem proporcionar aos envolvidos insumos suficiente para tomada de decisão em relação a continuidade.
 

Planejamento: Tem o objetivo de fornecer o ambiente adequado, iniciando o ferramental de suporte e o planejamento do projeto, refinando os seus objetivos, entendendo melhor a visão do produto.
 

Execução e Homologação: Nessa fase é que efetivamente ocorre o desenvolvimento do serviço. O levantamento da demanda é continuamente realizado, desenvolvido, homologado, corrigido se for necessário e aceito. Essa fase ocorre enquanto houver escopo válido da contratação, ou seja, houve cobertura contratual e volume e/ou prazo e, por óbvio, houver demanda.

 

Acionar Garantia: Informações de como a Garantia do serviço contratado pode ser acionada.

 

Principais Elementos do PGA
 

Modelo do PGA: O modelo é um conjunto de elementos que descrevem o processo ou o fluxo do processo. No caso em questão, o modelo foi utilizado justamente para proporcionar uma visão gráfica do fluxo, fornecendo um entendimento sequencial das atividades.

 

Atividades: Uma ação realizada dentro do processo. Por regra, tem "um dono", ou seja, alguém que estabelece as regras que devem ser seguidas para realizar aquela atividade, que tipo de insumo a mesma necessita, que tipo de produto é gerado. O executor da atividade pode ser o "dono" ou algum outro interessado na realização da mesma dentro do processo.

Macroatividade: É uma atividade que envolve realização de outras atividades para ser devidamente concluída.
 

Produtos: Resultado de uma atividade que gera algum valor para um interessado. O produto, assim como a atividade, deve ter "um dono" que estabelece seus critérios de aceitação e pode ser desenvolvido por outro interessado.

Existem os produtos entregáveis na Ordem de Serviço (OS) e os que são previstos em alguma atividade do PGA, mas sem previsão de entrega em uma OS.
 

Itens de Serviço: Unidade fundamental no processo em questão, é uma especialização na prestação do serviço pelo fornecedor e também uma categoria de atividade dentro do processo.

A lista de itens de serviço apresenta aqueles que podem ser adicionados em uma Ordem de Serviço, com os seus respectivos produstos entregáveis.