Nome do Produto

30.10.30.10 - Detalhar e atualizar histórias da OS no JIRA
Atividade do PGA

Aprovado

IPLANRIO/DPN

18/02/2020

Para maiores informações sobre esta atividade entre em contato com IPLANRIO/DPN

Dono da Atividade: IPLANRIO/DPN

Responsável

  • Contratada

Partes interessadas

  • IPLANRIO/DPN
  • Gestor

Objetivo

A partir do escopo estabelecido na Pendência de Especificação, a Fábrica de Software realizará o levantamento e a especificação dos requisitos.

 

Descrição

Após o levantamento dos requisitos, a Fábrica de Software deverá registrá-los na forma de pendências na ferramenta JIRA.

Procedimentos:

- Para os serviços de melhoria e desenvolvimento devem ser criadas pendências do tipo PROJETO DE DESENVOLVIMENTO (CONSTRUÇÃO) ou do tipo PROJETO DE MELHORIA (CONSTRUÇÃO);

- Para os demais serviços devem ser criadas as pendências específicas para eles. Por exemplo, atualização de dados, pontos de função de teste, etc.

- As pendências devem ser associadas à Pendência de Especificação que originou a Ordem de Serviço, através de link do JIRA.

 

Recomendações Importantes:

Uma História de Usuário (User Story) é a descrição de uma funcionalidade percebida com "valor" para o Gestor Cliente (contratante).

As Histórias (Jeffries 2001) têm três componentes(3Cs): Cartão, que é a descrição concisa da necessidade do usuário, ou seja, a própria User Story; Conversação, é a discussão em torno das estórias; e Confirmação, que são os testes que verificam as histórias.

Elas devem seguir o padrão INVEST e suas regras de negócio devem estar claramente definidas.

Uma seção IMPACTO, deve registrar as funcionalidades do sistema que podem ser afetadas pela história

Tendo como produtos mínimos a serem elaborados e/ou revisados: a História de Usuário e o Backlog do Produto.

Quando o escopo da história exigir deve-se atualizar, também: o Formulário de Integração, o Plano de Migração de Dados o Modelo de Dados Conceitual e o Plano de Gerenciamento do Projeto.

Observações:

  1. Considerando práticas ágeis, deve-se estabelecer o Dono do Produto, ator que será o ponto focal para esclarecimento e definição do produto a ser construído.

  2. O planejamento das releases do projeto devem considerar as boas práticas de gerenciamento de projetos ágeis;

  3. As entregas devem ser definidas considerando as características do produto, priorizando o que agrega maior valor ao gestor;

  4. Os documentos de projeto, definidos no plano de comunicação, devem ser elaborados e distribuídos considerando no tempo de uso da informação, seja para tomada de decisão adequada ou para simples acompanhamento.

  5. Tanto o Backlog do produto como o Roadmap do produto devem estar presentes na ferramenta institucional JIRA;

  6. O backlog do produto poderá e deverá ser revisto no decorrer do projeto, conforme sua evolução;

  7. As atividades de gestão do projeto devem ser cadastradas no JIRA, inclusive as ATAS de reunião, para acompanhamento dos envolvidos no projeto;

  8. Todas as pendências criadas na ferramenta JIRA devem ter os envolvidos (recurso na ferramenta JIRA) em conformidade com o plano de comunicação do projeto.

Contatos


Última atualização deste conteúdo: 04 Aug 2020 - 10:47:00