Gerência de Aquisição (IPLANRIO/DSI/GAQ)
Weslley Nascimento: weslley.nascimento@rio.rj.gov.br
30.10.30.10 - Detalhar e atualizar histórias da OS no JIRA Atividade do PGA
AprovadoIPLANRIO/DPN
18/02/2020
Para maiores informações sobre esta atividade entre em contato com IPLANRIO/DPN
Dono da Atividade: IPLANRIO/DPN
Responsável
Partes interessadas
Objetivo
Descrição
Após o levantamento dos requisitos, a Fábrica de Software deverá registrá-los na forma de pendências na ferramenta JIRA.
Procedimentos:
- Para os serviços de melhoria e desenvolvimento devem ser criadas pendências do tipo PROJETO DE DESENVOLVIMENTO (CONSTRUÇÃO) ou do tipo PROJETO DE MELHORIA (CONSTRUÇÃO);
- Para os demais serviços devem ser criadas as pendências específicas para eles. Por exemplo, atualização de dados, pontos de função de teste, etc.
- As pendências devem ser associadas à Pendência de Especificação que originou a Ordem de Serviço, através de link do JIRA.
Recomendações Importantes:
Uma História de Usuário (User Story) é a descrição de uma funcionalidade percebida com "valor" para o Gestor Cliente (contratante).
As Histórias (Jeffries 2001) têm três componentes(3Cs): Cartão, que é a descrição concisa da necessidade do usuário, ou seja, a própria User Story; Conversação, é a discussão em torno das estórias; e Confirmação, que são os testes que verificam as histórias.
Elas devem seguir o padrão INVEST e suas regras de negócio devem estar claramente definidas.
Uma seção IMPACTO, deve registrar as funcionalidades do sistema que podem ser afetadas pela história
Tendo como produtos mínimos a serem elaborados e/ou revisados: a História de Usuário e o Backlog do Produto.
Quando o escopo da história exigir deve-se atualizar, também: o Formulário de Integração, o Plano de Migração de Dados o Modelo de Dados Conceitual e o Plano de Gerenciamento do Projeto.
Observações:
Considerando práticas ágeis, deve-se estabelecer o Dono do Produto, ator que será o ponto focal para esclarecimento e definição do produto a ser construído.
O planejamento das releases do projeto devem considerar as boas práticas de gerenciamento de projetos ágeis;
As entregas devem ser definidas considerando as características do produto, priorizando o que agrega maior valor ao gestor;
Os documentos de projeto, definidos no plano de comunicação, devem ser elaborados e distribuídos considerando no tempo de uso da informação, seja para tomada de decisão adequada ou para simples acompanhamento.
Tanto o Backlog do produto como o Roadmap do produto devem estar presentes na ferramenta institucional JIRA;
O backlog do produto poderá e deverá ser revisto no decorrer do projeto, conforme sua evolução;
As atividades de gestão do projeto devem ser cadastradas no JIRA, inclusive as ATAS de reunião, para acompanhamento dos envolvidos no projeto;
Todas as pendências criadas na ferramenta JIRA devem ter os envolvidos (recurso na ferramenta JIRA) em conformidade com o plano de comunicação do projeto.
Weslley Nascimento: weslley.nascimento@rio.rj.gov.br
Última atualização deste conteúdo: 04 Aug 2020 - 10:47:00