Critérios de Aceitação
Conter os itens obrigatórios solicitados conforme modelo de história;
· A história deverá permitir que alguém que não conheça o negócio consiga desenvolver e testar a funcionalidade/requisito;
· Amigável para o gestor do projeto entender e aprovar;
· Todas as regras de negócio aprovadas pelo gestor devem ser implementadas;
· INVEST (I : Independente; N : Negociável; V : Valor para o negócio; E : Estimável; S : Simples; T : Testável).
Regra de Negócio: Comportamentos para atender a descrição da história.
Protótipo: Referente a história. Interface do usuário podendo utilizar wireframe.
Obs: História do Usuário = História + Regra de Negócio + Protótipo.
Template de História
Identificador + Numeração + Resumo
Onde Identificador representa a Sigla do Sistema + Numeração (dada pelo JIRA) e Resumo contendo o nome da História que está sendo apresentado.
Descrição
COMO <PERFIL>
QUERO consultar/executar/ <DESCRIÇÃO DA FUNCIONALIDADE>
PARA atender/ a fim de <DESCREVER BENEFICIO PARA PERFIL>
Pesquisa
Atributos (Busca)
Atributos do Resultado (Grid)
Wireframe (opcional: pode ser desenhado dentro da história ou um link para abrir a(s) tela(s) desta história – quando a história tiver mais de uma tela informar o código da(s) tela(s) também)
Edição (Formulário)
Atributos
Wireframe (opcional: pode ser desenhado dentro da história ou um link para abrir a(s) tela(s) desta história – quando a história tiver mais de uma tela informar o código da(s) tela(s) também)
Regras de Negócio
Deverão ser descritas as Regras de Negócio, Regras Funcionais e Fluxos de exceção associadas à funcionalidade que está será desenvolvida e posteriormente testada. A definição de "principais regras de negócio" é dada pelo analista de negócio. Entendemos como principais, as regras que representam a essência da funcionalidade. Por exemplo: Requisito para Geração de uma taxa. Uma das regras principais seria o cálculo da taxa.
Exemplo:SILFAE-001 Informar Data de Publicação do Diário Oficial.
Descrição
COMO um usuário do Cartório
QUERO consultar Solicitações de sua IRLF, selecionar uma da lista e então informar a Data de Publicação no Diário Oficial
PARA dar ciência dos deferimentos ou indeferimentos destas
Pesquisa
Atributos da Busca
· Publicado (Sim/Não)
· Número do Processo
· Nome do Titular
· Tipo de Solicitação (ver Lista de Tipos do Sistema)
· Situação da Solicitação (Deferido/Indeferido)
· Data de Decisão (Data Inicio/Data Fim)
Atributos do Resultado
· Número do Processo
· Nome do Titular
· Tipo de Solicitação
· Data de Decisão
· Data de Publicação
Wireframe
Edição (Formulário)
Atributos
· Número do Processo (Não Editável)
· Nome do Titular (Não Editável)
· Tipo de Solicitação (Não Editável)
· Data de Decisão (Não Editável)
· Data de Publicação (Obrigatório)
Wireframe
Regras de Negócio
RN01 - Só serão exibidas Solicitações pertencentes ao Órgão associado ao usuário do Cartório (usuário logado).
RN02 - A Data de Publicação deverá ser maior ou igual a Data Atual do Sistema.
RN 02 (E) – Caso o usuário informe uma Data menor que a Data Atual do Sistema no Campo Data de Publicação, deverá receber uma mensagem de erro em pop up /campo de erro informando "Nessa função apenas podem ser consideradas Data de Publicação superior ou igual à Data do Dia"
RN03 - Será permitido alterar a Data de Publicação, caso já tenha sido informado.
RN04 - Sempre que uma Data de Publicação for informada deverá ser registrado no Histórico: situação da solicitação, data publicação, matricula do usuário logado.
RN05 – Todos os tratamentos associados a Campos de Data, como por exemplo, dias inválidos no calendário (31/4, 29/02 em ano não bissexto) devem ser tratados.
Orientação: Todos os itens são de preenchimento obrigatório.
Como cadastrar uma HISTÓRIA no JIRA
CAMPOS:
Tipo de Pendência: <Aquisição de Software>
Item de Serviço: <escolher um item da lista compatível com anexo III.a>
Resumo: <Nome da História>
Natureza: <Sistema ou Projeto>
Sprint: <Número da Sprint que está a História>
Versões afetadas: <número(s) da(s) versão(ões) afetada(s)
Epic link: <nome do Épico que agrupa esta História>
Descrição: <Template de História>
Anexo:<caso necessário anexar arquivos>
Data da Solicitação:
Prioridade: <da demanda>
Impacto:
Classificação:
Data de Início Previsto: <data início da Sprint>
Data de Fim Previsto: <data final da Sprint>
Data de Início Real:
Data de Fim Real:
Envolvidos: <nomes dos envolvidos e ou matrícula>
Pendências Linkadas: <Demanda do Gestor>
Responsável: <nome do líder>
Órgão Principal: <Sigla do órgão Gestor>
Comentário: