O flagelo do crack e seus desafios no Rio de Janeiro é o tema do 13° GGIM

23/10/2018 12:58:00

O flagelo do crack e seus desafios foi o tema da 13ª reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), realizada nesta terça-feira, 23, no Centro de Operações da Prefeitura. Mediado pelo secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Amendola, o encontro contou com a participação de diversas autoridades das esferas municipais e estaduais, além de representantes da sociedade civil.

- Esse tema está afetando a nossa cidade há muito tempo e o objetivo desta reunião é buscar a contribuição de cada autoridade envolvida para, juntos, encontrarmos os melhores caminhos e estabelecermos soluções para esse drama – destacou o secretário Paulo Amendola.

Instituído em agosto deste ano - dentro da Política Municipal para a População em Situação de Rua do governo do Prefeito Marcelo Crivella -, o Comitê Gestor Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento foi apontado como um exemplo sólido de integração multi-setorial voltado à redução do  problema social causado pelo crack e outras drogas. O Comitê conta com a participação de representantes das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos; Infraestrutura e Habitação; Urbanismo; Saúde; Educação; Ordem Pública; Cultura e Desenvolvimento, Emprego e Inovação.

O secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Mendes, reforçou que a pasta atua diariamente com profissionais capacitados em todas as regiões da cidade e ressaltou a importância da integração e do aprimoramento das ações.

- Atuamos para garantir os direitos aos cidadãos, acolhendo-os da melhor maneira possível. Queremos aperfeiçoar o trabalho dos educadores sociais que estão nas ruas da cidade. Conseguimos abranger todos os lugares, inclusive os pontos críticos, com o apoio de todas as secretarias, em especial, a de Educação, que atua preventivamente; e a de Saúde, cuidando das pessoas - afirmou o secretário João Mendes.