Ordem pública: servidores da Prefeitura do Rio recebem curso inédito para atuação em estádios

08/10/2018 15:55:00  

 

A Prefeitura do Rio deu início nesta segunda-feira, 8, ao Curso de Capacitação em Avaliação de Riscos para Estádios de Futebol, promovido pelo Ministério do Esporte. É a primeira vez que servidores que atuam na atividade do ordenamento urbano recebem este treinamento que vai até quinta-feira, 11, das 9h às 17h30. A cerimônia de abertura aconteceu nesta manhã, no auditório do Centro Administrativo São Sebastião, e contou a participação de representantes de diversos órgãos da esfera municipal, além da Associação Brasileira de Inteligência e entidades ligadas ao futebol.

O curso foi solicitado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e visa aprimorar as ações rotineiras integradas pela pasta no entorno dos estádios em dias de jogos, com destaque para a Copa América no Brasil ano que vem. O secretário Paulo Amendola destacou a importância do treinamento.

- Esta capacitação de elevado nível é fruto de um trabalho de planejamento e devemos aproveitá-la ao máximo. Tenho certeza de que vai representar um melhor desempenho dos servidores - disse. 

 

 

Representando o Ministério do Esporte, o Cel Aristeu Leonardo Tavares, coordenador-geral de Governança, Gestão e Segurança em Eventos Esportivos, informou que o objetivo do curso é criar um protocolo de atuação das forças especializadas em segurança nos estádios para que atuem de maneira conjunta, sistematizada e eficaz no combate à violência nas arenas de futebol. 

- O curso vai transformar os agentes em analistas de avaliação de risco. Eles serão capazes de fazer uma quantificação organizada em ameaças em cima de vulnerabilidades, levando propostas àqueles que têm o poder decisório para a resolução dos problemas - afirmou. 

Participantes - Além da Seop, a turma é formada por agentes da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio); da Coordenadoria de Controle Urbano, vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda; da Subsecretaria de Vigilância Sanitária; da CET-Rio e da Comlurb. A capacitação terá participações também de representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), da Polícia Militar e do Ministério Público.

O curso - Desenvolvido pela Coordenadoria de Governança, Gestão e Segurança em Eventos Esportivos (COGES) e a Secretaria Nacional de Futebol e Defesa do Torcedor, em parceria com a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), o curso utiliza metodologias de avaliação de riscos consagradas pela aplicação prática bem-sucedida, em especial nos últimos grandes eventos realizados no Brasil. A capacitação foi lançada em uma cerimônia no mês de março deste ano e, de início, era voltada exclusivamente para as forças de segurança. Ao longo de 2018, gerou resultados práticos em dias de jogos dos campeonatos nacionais de futebol. Os órgãos passaram a atuar de forma mais preventiva e profilática na segurança dos grandes eventos esportivos. 

 

 

Fotos: Robert Gomes


Imagens relacionadas:








Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110