Arquivo Geral da Cidade participa da 5ª Semana Nacional de Arquivos     

 

 

   O Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, órgão da Secretaria de Governo e Integridade Pública – Segovi, promove nesta quarta-feira, 9 de junho, às 17h, o bate-papo virtual "Arquivo, Cidade e Cidadania", que será transmitido ao vivo pelo perfil da instituição no YouTube (https://www.youtube.com/user/arquivodacidade/). O encontro faz parte da programação da 5ª Semana Nacional de Arquivos, que é uma iniciativa do Arquivo Nacional e neste ano segue o mote "Empoderando Arquivos".

 

    O bate-papo do Arquivo Geral tem como convidada especial a professora Ana Célia Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Ciências de Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF), que falará sobre Arquivos e Acesso à Informação. As demais apresentações serão realizadas por técnicos do Arquivo Geral: o gerente de gestão documental, Alexandre Faben, e o gerente de documentação especial, Paulo Rodrigues.

 

    O evento, que receberá perguntas dos internautas pelo chat do YouTube, será mediado pela gerente de arquivo permanente, Fernanda Antunes, e será aberto pela presidente da instituição, a historiadora Rosa Maria Araujo. "O papel dos arquivos é fundamental no Brasil que a gente deseja. Nada mais importante para a democracia que a transparência dos documentos", afirma a dirigente. "Neste ano, mais do que nunca, a interação entre os arquivos estaduais e municipais é fundamental."

     

    O gerente de gestão documental do Arquivo, Alexandre Faben, antecipa o teor do evento. "A proposta deste bate-papo é justamente mostrar como o Arquivo Geral pode contribuir para transparência administrativa, para o acesso à informação, para a integridade pública", explica Faben. "Quando essa documentação está organizada, disponível e acessível nós estamos contribuindo para a integridade pública da cidade do Rio de Janeiro."

 

    Outro técnico do Arquivo Geral que participa do bate-papo é o gerente de documentação especial, Paulo Joaquim Rodrigues, que vê no evento uma oportunidade de pensar o momento: "A Semana Nacional de Arquivos, com o tema de empoderar arquivos, representa uma oportunidade de fomentar e fortalecer o debate sobre a relevância dos arquivos na promoção da cidadania e defesa da democracia, como instituições que registram a relação entre o Estado e seus cidadãos ao longo do tempo."

 

Arquivo, Cidade e Cidadania

Quarta-feira, 9 de junho de 2021, às 17h
No YouTube do Arquivo Geral: https://www.youtube.com/watch?v=bjyxFMbUZQ4

 

Programação:

 

17h        Abertura, com Rosa Maria Araujo
Presidente do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro

 

17h10    Arquivos e Acesso à Informação, com Ana Célia Rodrigues
Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação/UFF

 

17h30    Cidadania e Democracia, com Paulo Rodrigues
             Gerente de Documentação Especial do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro

 

17h50    Gestão de Documentos, Transparência e Integridade Pública, com                     Alexandre Faben
             Gerente de Gestão Documental do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro

 

Mediação: Fernanda Antunes, Gerente de Arquivo Permanente do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro