12/11/2024: Resultado do Processo Seletivo da Pós-Graduação em Política & Sociedade com Ênfase na História da Cidade do Rio de Janeiro
********
06/12/2024: Relação final de candidatos selecionados para a turma de pós-graduação em Política & Sociedade com ênfase na história da cidade do Rio de Janeiro.
Relação final dos candidatos selecionados.
********
02/12/2024: Resultado Preliminar do Processo Seletivo da Pós-Graduação em Política & Sociedade com Ênfase na História da Cidade do Rio de Janeiro
**********
21/11/2024: Resultado Preliminar do Processo Seletivo da Pós-Graduação em Política & Sociedade com Ênfase na História da Cidade do Rio de Janeiro.
Arquivo 2: Quadro de horários com os candidatos selecionados para a arguição presencial
**********
08/11/2024: Resultado Preliminar do Processo Seletivo da Pós Graduação em Política & Sociedade com Ênfase na História da Cidade do Rio de Janeiro
**********
07/11/2024: Resultado Preliminar, após Recurso, do Processo Seletivo da Pós-Graduação em Política & Sociedade com Ênfase na História da Cidade do Rio de Janeiro.
Inscrições deferidas - após recurso
**********
04/11/2024 Conforme previsto no edital, publicamos a listagem com as inscrições deferidas e indeferidas referentes à seleção da 2ª turma de Pós-Graduação do AGCRJ em pareceria com o IESP/UERJ.
**********
Pós-Graduação em Política & Sociedade – com Ênfase na História do Rio de Janeiro: inscrições para a segunda turma (2025)
Resumo:
O Arquivo Geral da Cidade abrirá inscrições nesta terça-feira (01/10) para o curso de pós-graduação em Política & Sociedade – com ênfase na história da cidade do Rio. A inscrição (até 01/11) e o curso são gratuitos. Trata-se da segunda turma deste curso, fruto de uma parceria da Prefeitura do Rio com a UERJ.
[Atualização: Inscrição até 03/11]
Link para a inscrição:
https://forms.gle/9Xuck3zCzAD7paz66
Link para o edital:
https://www.rio.rj.gov.br/documents/4144537/c7beaede-85c5-49f4-b5be-47df9128b560
Apresentação:
O curso de pós-graduação Política & Sociedade, ofertado pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro em parceria com o Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), sucessor do antigo IUPERJ, oferece instrumentos teóricos e informações para pensar criticamente os processos, atores e discursos que identificam o Rio, o Brasil e o mundo contemporâneo. Articulando contribuições da História, Sociologia, Ciência Política, Economia e Relações Internacionais, o curso se destina a todos os interessados em conhecer os aspectos históricos, políticos e sociais da cidade do Rio de Janeiro.
Público-alvo:
Portadores de diploma de graduação plena em qualquer área do conhecimento.
Número de Vagas:
30
Calendário Resumido:
Inscrições para o processo seletivo: 01 de outubro de 2024 a 01 de novembro de 2024 Divulgação das Inscrições Deferidas: 06 de novembro de 2024
Divulgação dos candidatos aprovados para a fase de arguição: 21 de novembro de 2024
Fase de arguição: 25 a 29 de novembro de 2024
Resultado final: 02 de dezembro de 2024
Matrícula: 09 de dezembro a 11 de dezembro de 2024
Início das aulas: janeiro de 2025
Realização do Curso:
Data: janeiro de 2025 a dezembro de 2025
Modalidade: Presencial
Dias e Horários: segundas, quartas e sextas, das 14h às 17h.
Local: Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.
Endereço: Rua Amoroso Lima, 15, Cidade Nova, Rio de Janeiro – RJ.
Disciplinas:
O curso está organizado em 14 (catorze) disciplinas, distribuídas em três módulos. No total, a especialização possui carga horária de 375 horas.
EIXO 1: DEMOCRACIA & ESTADO
Democracia e pensamento brasileiro
Instituições políticas brasileiras
Políticas públicas: teoria e prática
Política Externa Brasileira
Partidos e estratégias políticas em crise
EIXO 2: ESFERA PÚBLICA & SOCIEDADE CIVIL
Direito e sociedade
Movimentos sociais, cidadania e participação
Meios de comunicação e esfera pública
Raça, Gênero e Classe no Debate Público
EIXO 3: DESIGUALDADES & TRABALHO
Desigualdades e estrutura social brasileira
Economia política e Estado de bem-estar social
Transformações do trabalho no mundo globalizado
Cidades: processos, atores e reconfigurações
Oficinas de pesquisa e metodologia
Corpo Docente:
ADALBERTO MOREIRA CARDOSO
ANTÔNIO MARIANO
CARLOS ANTONIO COSTA RIBEIRO
CHRISTIAN EDWARD CYRIL LYNCH
ELIZEU SANTIAGO
FABIANO SANTOS
FERNANDA CRISTINA NANCI IZIDRO
FERNANDO FONTAINHA
FERNANDO GUARNIERI
GUILHERME AUGUSTO REZENDE LEMOS
HELLEN GUICHENEY
JOÃO FERES JÚNIOR
JOSÉ SZWAKO
LETICIA PINHEIRO
LUIZ AUGUSTO CAMPOS
LUIZ FERNANDO DE PAULA
MARCELLA ARAÚJO
MARIANA CAVALCANTI
PAULO HENRIQUE PASCHOETO CASSIMIRO
PAULO MESQUITA D’ÁVILA FILHO
PALLOMA VALLE MENEZES
PEDRO HEITOR BARROS GERALDO
PEDRO HERMILIO VILLAS BÔAS CASTELO BRANCO
PEDRO PAIVA MARRECA
RAFAEL LISBÔA
ROGÉRIO BARBOSA
ROSA MARIA ARAUJO
Contato:
Mais informações através de centroensinoepesquisa@gmail.com