O Programa de Educação Socioemocional (PESEM) tem a alegria de ampliar o projeto Espaço de SER (Sentir – Existir – Relacionar), iniciado no ano de 2019 com os alunos das turmas de 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2020, o projeto amplia para as turmas de 3º ano e, também, às classes especiais - Carioquinha.

A partir de um material didático atualizado e fundamentado em bases teóricas reconhecidas internacionalmente, o Espaço de SER pretende potencializar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, visando atingir um aspecto da formação integral muitas vezes menosprezado: o aspecto socioemocional. 

Em cada capítulo do livro de histórias, os protagonistas Tomás e Geraldo vivenciam situações que se aproximam do dia a dia dos alunos, ajudando-os a refletir sobre cada experiência.

O Tomás, personagem principal das histórias do 2º ano, pretende trabalhar o pilar do autoconhecimento das emoções. O aluno passa a reconhecer sentimentos como arrependimento, ciúme, frustração, animação, entre outros.

O Geraldo visa desenvolver um outro pilar da teoria: a empatia. O desafio agora é reconhecer as emoções do outro.

Esses dois personagens impulsionam os alunos a completar o ciclo da alfabetização socioemocional, que é o autoconhecimento das suas emoções e o reconhecimento das emoções do outro, permitindo que, em um futuro próximo, os nossos alunos possam avançar e desenvolver os outros pilares da teoria da inteligência emocional: a autorregulação e os relacionamentos positivos.

 

  
 

56_INSTANCE_qk3I 56_INSTANCE_qk3I p_p_id_56_INSTANCE_qk3I_


Todas as Notícias

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110