Apresentação Vamos Conversar? Trocando Ideias Poesia Conto Práticas de Ensino  

 

 

Palavra da Subsecretária

 

 

A Escola de Formação Paulo Freire comemora sua primeira década de vida, retomando a publicação da Revista Carioca de Educação Pública e homenageando o centenário de seu epônimo.

 

 

Veremos, nesta edição da Revista Carioca, artigos de professores universitários e da Rede Municipal que falam da contribuição de Freire para temas extremamente relevantes como as fake news, as relações étnico-raciais, a educação inclusiva e a educação de jovens e adultos. Esta edição reconhece a relevância da obra de Freire como forma de celebrar os 100 anos da sua vida, completados em 19 de setembro de 2021.

 

 

Paulo Freire é o maior pensador da história da educação brasileira, reconhecido internacionalmente por sua contribuição intelectual. Ele defendia uma aprendizagem relevante, significativa e revolucionária que fosse capaz de transformar radicalmente a realidade dos educandos.

 

 

Desde março de 2020, a pandemia da COVID-19 fechou nossas escolas e introduziu protocolos sanitários que abalaram o vínculo escolar. Para trazer nossos alunos de volta para a sala de aula e engajá-los com a própria aprendizagem, nada mais indicado do que uma educação Freiriana, baseada nos desafios reais do cotidiano, com projetos interdisciplinares, mão-na-massa, que tornem os alunos protagonistas e co-responsáveis por sua própria aprendizagem. Para termos uma educação libertadora, como a idealizada por Freire, precisamos investir em uma política de formação continuada que apoie o desenvolvimento contínuo dos nossos docentes.

 

 

A Escola de Formação Paulo Freire é a manifestação concreta do investimento constante nos profissionais da educação. São eles que cultivam diariamente em seus alunos a crença, corroborada pela neurociência, de que todos somos capazes de aprender e transformar nossas próprias realidades para melhor.

 

 

Professores da Rede Municipal Carioca, a Escola de Formação Paulo Freire é a sua casa. O seu espaço para trocar experiências e saberes com seus pares na construção de um processo de formação continuada pautado pela dialética que perdure e se torne referência, tanto quanto seu patrono. A Revista Carioca de Educação Pública é um dos meios para esse diálogo. Compartilhe suas práticas pedagógicas com o restante da Rede e vamos juntos garantir o direito à educação pública de qualidade para os alunos cariocas.

 

 

Boa leitura!

 

 

 

 

 

Teca Pontual

 

Subsecretária de Ensino da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro