ESTRATÉGIA DE AQUISIÇÃO

 

No Processo de Aquisição de Software a fase de Planejamento da Aquisição está estruturada em duas etapas. A primeira delas é a DEFINIÇÃO DA ESTRATÉGIA DE AQUISIÇÃO

 

Nesta etapa o gestor e o Gerente Técnico Local devem escolher o tipo de aquisição de software que melhor soluciona sua demanda.

 

Existem basicamente quatro tipos:

 

1º. Utilização de software já existente disponibilizado por convênio ou parceria.

2º. Compra de solução fechada.

3º. Compra de produto de prateleira customizável.

4º. Desenvolvimento de toda a solução contratando empresa externa de desenvolvimento (possibilidade de adesão a uma ata de registro de preço de uma fábrica de software existente).

 

A ordem acima obedece o critério de menor custo provável podendo acontecer que surjam elementos que criem uma característica de singularidade nos projetos e direcionem a escolha do tipo de aquisição para opções que contemplem melhor a demanda.

 

O detalhamento e características de cada tipo são vistas em TIPOS DE AQUISIÇÃO

 

A escolha do tipo de Aquisição deve ser realizada a partir da identificação do cenário existente a partir das respostas aos seguintes questionamentos:

 

1 - Quem é o demandante?

2 - Existe um patrocinador?

3 - Qual o tipo de serviço (produto novo ou manutenção do legado)?

4 - Qual a tecnologia que deve ser utilizada para estruturação da solução?

5 - Existem requisitos levantados?

6 - Existe orçamento para a aquisição?

7 - Existe estimativa de tamanho? Em que métrica?

8 - Existe prazo para execução do serviço?

9 - Existe líder de projeto para alocação imediata?

10 - Existe solução de mercado identificada?

 

TABELA COMPARATIVA DE REQUISITOS

 

IEEE 1062/1998

 

A partir da resposta a essas perguntas será possível definir qual a melhor forma de atender a demanda.

 

O responsável pode entrar em contato com a Gerência de Aquisição e solicitar uma reunião de orientação para o total entendimento dos questionamentos e auxílio na definição da estratégia (Acesse CONSULTORIA)

 

Se a opção escolhida for a adesão a um dos registros de preço existentes para contratação de uma Fábrica de Software, o responsável pela demanda seguirá um processo específico de utilização do serviço. Atualmente, o processo utilizado é o PGA (Processo de Gerenciamento Ágil)

 

Caso opte por contratação direta de empresa de desenvolvimento ou mesmo aquisição de software customizável ou solução pronta, deverá executar a segunda etapa do Planejamento da Aquisição que é preparar a aquisição

          Acesso Rápido