PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE SOFTWARE
O Processo de Aquisição de Software está estruturado nas seguintes fases:
Planejamento da Contratação
1. Estabelecer a necessidade
2. Definir os requisitos
3. Revisar os requisitos
4. DESENVOLVER ESTRATÉGIA DE AQUISIÇÃO
5. Definir os critérios de seleção de fornecedores
Seleção do fornecedor
1. Avaliar a capacidade dos fornecedores
2. Selecionar o fornecedor
3. Preparar e negociar um contrato
Gestão do contrato
1. Estabelecer e manter comunicações
2. Trocar informação sobre o progresso técnico
3. Revisar o desempenho do fornecedor
4. Monitorar a aquisição
5. Obter acordo quanto às alterações
6. Acompanhar problemas
Aceitação pelo cliente
1. Preparar a aceitação
2. Avaliar o S&SC entregue
3. Manter conformidade com o contrato
4. Aceitar o S&SC
O uso de uma metodologia no processo de aquisição de software trás vários benefícios:
a) Prévia definição de elementos indispensáveis ao sucesso da aquisição. como estratégia, critérios de seleção objetivos, elementos de acompanhamento e aferição da execução e regras claras de aceitação do produtos;
b) Desenvolvimento de uma melhor percepção do problema e melhor ajuste da expectativa ao produto estabelecido;
c) Obrigações e papéis dos atores bem definidos;
d) Melhor acompanhamento do custo e aferição da qualidade;
A IplanRIO criou instancias do Processo de Aquisição Genérico para contratação de serviços de desenvolvimento e manutenção de software utilizando o modelo de FÁBRICA DE SOFTWARE.
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O Processo de Gerenciamento Ágil - PGA é uma evolução do PDSA e apresenta dois aspectos de grande importância: o uso de metodologia Ágil como base para o acompanhamento e entrega de produtos e a possibilidade de utilização de contratação de serviços de desenvolvimento na plataforma .NET da Microsoft.