PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE SOFTWARE

 

O Processo de Aquisição de Software está estruturado nas seguintes fases:

 

 

Planejamento da Contratação

 
    1. Estabelecer a necessidade
    2. Definir os requisitos
    3. Revisar os requisitos

    4. DESENVOLVER ESTRATÉGIA DE AQUISIÇÃO

    5. Definir os critérios de seleção de fornecedores
 
Seleção do fornecedor
 
    1. Avaliar a capacidade dos fornecedores
    2. Selecionar o fornecedor
    3. Preparar e negociar um contrato
 
Gestão do contrato
 
    1. Estabelecer e manter comunicações
    2. Trocar informação sobre o progresso técnico
    3. Revisar o desempenho do fornecedor
    4. Monitorar a aquisição
    5. Obter acordo quanto às alterações
    6. Acompanhar problemas
 
Aceitação pelo cliente
 
    1. Preparar a aceitação
    2. Avaliar o S&SC entregue
    3. Manter conformidade com o contrato
    4. Aceitar o S&SC
 
O uso de uma metodologia no processo de aquisição de software trás vários benefícios:
 
a) Prévia definição de elementos indispensáveis ao sucesso da aquisição. como estratégia, critérios de seleção objetivos, elementos de acompanhamento e aferição da execução e regras claras de aceitação do produtos;
b) Desenvolvimento de uma melhor percepção do problema e melhor ajuste da expectativa ao produto estabelecido;
c) Obrigações e papéis dos atores bem definidos;
d) Melhor acompanhamento do custo e aferição da qualidade;

 

 

A IplanRIO criou instancias do Processo de Aquisição Genérico para contratação de serviços de desenvolvimento e manutenção de software utilizando o modelo de FÁBRICA DE SOFTWARE.

 

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Processo de Gerenciamento Ágil - PGA é uma evolução do PDSA e apresenta dois aspectos de grande importância: o uso de metodologia Ágil como base para o acompanhamento e entrega de produtos e a possibilidade de utilização de contratação de serviços de desenvolvimento na plataforma .NET da Microsoft.

 

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