PLANEJAMENTO – Lição 01


CONTEXTO:

 

Projeto paralisado aguardando que o responsável apareça.

 

RECOMENDAÇÕES:

 

Atribuir previamente responsabilidades aos stakeholders do projeto, principalmente quando se tratar de projeto com contratação externa.

 

Alguns exemplos:

 

- Comissão multidisciplinar (por ex: TI, jurídico, setores afetados pelo novo produto) hierarquizada, com as responsabilidades de seus integrantes bem definidas (por ex: a criação do Edital), para a tomada de decisões sobre o projeto, com o apoio da Alta Direção da Adm Pública.

 

- Criação de uma comissão especial de licitação, para a construção do Edital. O setor de TI fica responsável por elaborar a parte técnica do Edital, e o setor Jurídico, a parte jurídica.

 

- Definição de papeis de atuação na gestão do projeto: técnico e gerencial. O primeiro verifica as funcionalidades que o produto deve atender, validando e homologando o produto adquirido. O segundo é responsável por acompanhar a evolução do escopo e do cronograma do projeto.

 

- Grupo de Usuários, atuantes no negócio, mais o Gestor, responsável por:

 

(a) definir o escopo do projeto e seus requisitos;

 

(b) testar e validar os artefatos do projeto entregues pelo Fornecedor contratado. Pois os futuros usuários do produto possuem maior conhecimento sobre as necessidades que o produto deverá fornecer. Podem identificar se o produto que está sendo construído não atenderá às expectativas. Quanto mais cedo isso for descoberto, mais barata é a remoção dos problemas.

 

- Grupo de avaliação (V&V) e aceitação do produto, que avalia a conformidade do produto com os requisitos de software e os processos de negócio respectivos. Integram esse grupo especialistas em qualidade e/ou testes de software (do setor de TI da Adm. Pública ou consultoria externa), bem como usuários finais do produto contratado.




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