PLANEJAMENTO – Lição 02
CONTEXTO:
Dependendo, dentre outros fatores, da complexidade do problema e tecnologias envolvidas, pode ser mais barato contratar o desenvolvimento externamente do que mobilizar equipe interna (ou vice versa), representando economia de recursos para a Administração Pública.
Quanto a aquisição de produto existente no mercado, deve ser precedida por uma análise de ROI que verifique o custo benefício da aquisição do novo produto, produzindo dados quantitativos para subsidiar a decisão da Alta Administração.
A pesquisa em outras organizações públicas pode revelar que já tenha sido desenvolvido um produto bastante similar e se for embasado em uma lei ou regulamento comum a ambas as organizações públicas, poderá ser uma boa opção, pois o produto pode requerer poucas adaptações para atendimento aos processos específicos de cada organização.
RECOMENDAÇÕES:
Deve-se começar por uma avalição custo x benefício entre fazer ou comprar, embasada na literatura, numa pesquisa de mercado, numa pesquisa de licitações de projetos semelhantes (analisando seus editais).
Deve-se avaliar o ROI - Return-on-investiment, da aquisição em potencial.
Deve se avaliar com cuidado, os produtos similares de outras organizações públicas, pois os mesmos podem exigir uma customização muito grande para torná-los compatíveis com a nossa organização, seja devido ao ambiente tecnológico, seja devido aos processos de negócio.
Deve-se divulgar, dentro da própria organização, os projetos já contratados, com suas lições aprendidas, para se evitar que se cometam os mesmos erros (por exemplo, em relação à cláusulas do Edital que tenham sido contestadas).
Deve-se capacitar e/ou selecionar pessoas com bom conhecimento do negócio e com bom conhecimento das questões técnicas, capazes de avaliar se a solução pronta- existente no mercado ou existente em outras organizações pública- é viável.