PATRIMÔNIO CULTURAL
 

" Portadoras de mensagem espiritual do passado, as obras monumentais de cada povo perduram no presente como o testemunho vivo de suas tradições seculares. A humanidade, cada vez mais consciente da unidade dos valores humanos, as considera um patrimônio comum e, perante as gerações futuras, se reconhece solidariamente responsável por preservá-las, impondo a si mesma o dever de transmiti-las na plenitude de sua autenticiade." 

 

Carta de Veneza

Carta Internacional sobre cobre Conservação e Restauração de Monumentos e Sítios

IIº Congresso Iternacional de Arquitetos e Técnicos dos MOnumentos Históricos

Veneza, maio de 1964

ICOMOS - Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios.

 

"O patrimônio cultural de um povo compreende as obras de seus artistas, arquitetos, músicos, escritores e sábios, assim como as criações anônimas surgidas da alma popular e o conjunto de valores que dão sentido à vida. Ou seja, as obras materiais e não materiais que expressam a criatividade desse povo: a língua, os ritos, as crenças, os lugares e monumentos históricos, a cultura, as obras de arte e os arquivos e bibliotecas".


"Qualquer povo tem o direito e o dever de defender e preservar o patrimônio cultural, já que as sociedades se reconhecem a si mesmas através dos valores em que encontram fontes de inspiração criadora".

 

Declaração do México
Conferência Mundial sobre Políticas Culturais
ICOMOS - Conselho Internacional de Monumentos e Sítios
México - 1985 



Serviços Serviços

Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro