Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Aprendiz Cultural em mais uma aula com o secretário: futuro dos aprendizes é principal assunto

01/08/2022 16:37:00


Com encerramento previsto para dezembro, a atual turma do programa Aprendiz Cultural assistiu a uma aula especial do secretário municipal de Cultura, Marcus Faustini, junto com a subsecretária Ericka Gavinho, na última sexta-feira, 29/07, no Memorial Getúlio Vargas.

O encontro, pela manhã, foi essencial para pensar o que já aprenderam até a metade do percurso, o foco profissional que cada um tem buscado no setor e os planos para a segunda metade do projeto, incluindo a cerimônia de formatura em si, que será organizada pelos próprios aprendizes.

Na aula com Faustini, que contou suas experiências de quando jovem envolvido no meio artístico, – "nós queríamos viver da arte e contrariar as expectativas de quem vinha do mesmo lugar que nós" –, um bate-papo trouxe à tona o desejo de os jovens apresentarem suas habilidades como técnicos da Cultura e levarem a sociedade a ocupar territórios muitas vezes deixados de lado, ao final dessa jornada.

Até o momento, a primeira leva de alunos, fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), passou por formação teórica e prática nos eixos de curadoria, som, iluminação e montagem. Os futuros profissionais encaminham-se agora para a parte de produção e, neste sentido, a aula de Ericka Gavinho, que apresentou seu livro "Fomento à Cultura no Brasil", reunindo questões importantes sobre a integração entre arte, cultura e financiamentos públicos ou privados.

Dominik Pereira, de 19 anos, moradora da zona Norte, considera que "o encontro foi essencial para entender, no fundo, o que acontece por trás de todos os meios burocráticos, e também para despertar ainda mais a vontade de contribuir algum dia neste meio."

A intenção é formar mais 400 jovens, em futuras novas turmas, até 2024. O encontro foi fundamental para notar o sucesso do programa na vida dos participantes. Veja aqui mais sobre o projeto, que garante auxílio mensal e auxílio transporte, totalizando quase um salário mínimo, principalmente para jovens periféricos e/ou em situação de vulnerabilidade social.