Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Museus Municipais

Os museus da Secretaria Municipal de Cultura recontam a história do Rio de Janeiro e oferecem aos visitantes a oportunidade de conhecer o passado, compreender o presente e participar do planejamento do futuro da cidade.


10/01/2010 14:57:00


 

Os museus da Secretaria Municipal de Cultura recontam a história do Rio de Janeiro e oferecem aos visitantes a oportunidade de conhecer o passado, compreender o presente e participar do planejamento do futuro da cidade, através do valor patrimonial das próprias edificações onde estão instalados, das mobílias, dos livros, dos documentos, das obras de arte e dos acervos, resgatando a memória e a centralidade histórica e cultural da cidade do Rio de Janeiro.

 

 

MEMORIAL MUNICIPAL GETÚLIO VARGAS

Praça Luís de Camões s/nº - subsolo - Glória
Tels: (21) 2237 5234

Site: www0.rio.rj.gov.br/memorialgetuliovargas/

E-mail: mqvargas@rio.rj.gov.br

Aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 19h.

 

O Memorial Municipal Getúlio Vargas é uma homenagem da Prefeitura do Rio a um dos maiores políticos brasileiros, o ex-presidente Getúlio Vargas. Criado em 2004, 50 anos após a sua morte, o equipamento está situado na Praça Luís de Camões, local de manifestações cívicas que contaram com a presença do estadista. O monumento erguido está sob a proteção dos patrimônios histórico municipal, estadual e federal. 

Além de retratar a trajetória de Getúlio Vargas que, ao se suicidar em 24 de agosto de 1954, mudou a História do Brasil, o Memorial serve de núcleo para a reflexão política sobre as cinco primeiras décadas do século XX no Brasil. Uma exposição permanente enfatiza a passagem de Getúlio pelo Rio de Janeiro, quando a cidade era capital federal, onde viveu o momento mais importante de sua carreira política. O espaço também conta com uma livraria, um cinema, um café e um auditório com 116 lugares para shows, seminários, festivais de cinema e leitura de peças.

 

 

 

 

MUSEU HISTÓRICO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Estrada Santa Marinha s/nº - Gávea
Tels: (21) 2512-2353 / 2294-5990
E-mail: mcrj@pcrj.rj.gov.br
Aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 16h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h.

 

O Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro foi criado em 1934, pelo decreto nº 4.989, na administração do prefeito Pedro Ernesto, para oferecer ao visitantes conhecimentos sobre a evolução da cidade do Rio de Janeiro, através de objetos de arte e de ampla iconografia. 

Sua sede funcionava no antigo Palácio da Prefeitura, na Praça da República, e em 1941 foi transferida para o Parque da Cidade, na Gávea. O prédio onde o museu está instalado foi erguido no século XIX, na Chácara do Morro do Queimado, tendo como primeira proprietária Catarina de Sena e posteriormente o Marquês de São Vicente e o Conde de Santa Marinha. Ainda é possível visitar a Capela de São João Batista no local, com painéis do pintor baiano Carlos Bastos, retratando a vida e a morte do profeta. 

O Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro proporciona ao público, além de uma exuberante área verde e uma vista panorâmica da zona sul, um vasto acervo bibliográfico, documental e museológico; um importante registro sobre a cidade do Rio de Janeiro, que inclui mobiliário, numismática e armaria, entre outros itens como esculturas, porcelanas, pinturas, gravuras e fotografias; e obras de artistas consagrados como Visconti, Thomas Ender, Antonio Parreiras, Eduardo de Martino, Príncipe Adalberto da Prússia, Ignácio Zulloaga, Glaziou, Victor Meirelles, Augusto Malta e Marc Ferrez; além de acervo dos prefeitos Pereira Passos, Pedro Ernesto e Carlos Sampaio.